Sejusc apresenta Teens ao Máximo em aniversário do Centro Dagmar Feitosa

O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Sejusc comemorou os 34 anos do Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa nesta sexta-feira, 31/03, com uma cerimônia protagonizada pelos internos que fizeram várias apresentações socioculturais.
Outro destaque foi a apresentação da metodologia “Teens ao Máximo”, que já vem sendo testada há, pelo menos, três meses junto aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Centro.

Comemorações

Os adolescentes apresentaram a composição Caminhos de Rios, uma das mais famosas músicas do artista Celdo Braga. Os meninos aprenderam a utilizar os instrumentos confeccionados e usados pelo compositor e deram um show à parte que emocionou o público presente.

Outro momento de descontração foi a atividade de teatro, que contou um pouco sobre quem foi a assistente social Dagmar Feitosa. Um bolo gigante marcou o encerramento da cerimônia, reunindo familiares, socioeducadores, técnicos, gestores e convidados numa grande celebração.

Metodologia

A Secretária da Sejusc, Graça Prola explica que a metodologia Teens ao Máximo privilegia o protagonismo do adolescentes e se divide em três níveis de abordagem: nível 1, com a recepção e o acolhimento dos adolescentes “No prazo de 35 dias nós trabalhamos o estudo de caso de cada um deles, verificando qual a situação desse adolescente, da família dele, quais as demandas que ele apresenta e trabalhamos as regras disciplinares da unidade”.

No nível dois, os adolescentes passam a participar, efetivamente de todas as atividades desenvolvidas no centro socioeducativo. “Especialmente atividades de saúde, educação e profissionalização. Fazemos um contraponto com as famílias desses adolescentes, atendendo as demandas e àquilo que as família se propõe a fazer conosco e com o adolescente”, explicou a secretária.

O nível três é uma fase mais avançada da metodologia. “ É preciso que, na fase três, eles já consigam conviver sem a prática de atos de agressividade ou indisciplina. E, que eles mostrem seu protagonismo participando de diversas atividades. Pela metodologia são eles que cuidam do ambiente em que vivem. “Eles fazem a plantação dos jardins, panificação, etc. Não são apenas terapias ocupacionais mas, efetivamente, mostram que eles estão se habilitando para o futuro e tendo responsabilidades. Essa metodologia que foca disciplina, na convivência e a integração das atividades. Tudo isso para que, ao sair, esse meninos possam ter uma convivência familiar e comunitária sem a prática de atos infracionais”, disse a secretária.

Caminhos melhores

“Quero aprender muito, estudar muito, formar minha família e dar orgulho para minha mãe”. Foi com essa frase que o adolescente J.V., 17, definiu o que espera de seu futuro após sua passagem pelo Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa, onde é um dos 52 internos que cumprem medidas socioeducativas de internação.

Colocando literalmente a mão na massa, o adolescente está aprendendo a atividade de padeiro. Além de saber fazer pão, pizza, cuidar da horta e de ter aulas de informática, ele também se dedica aos estudos do EJA. “Vou fazer faculdade e me formar. Não quero mais seguir o caminho que estava quando entrei aqui. Agora eu vou andar por caminhos Melhores”, disse o adolescente.