Sejusc capacita coordenadores de grupos de idosos em atendimento de primeiros socorros

Ao todo, 40 coordenadores receberam treinamento

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania  (Sejusc) promoveu, nesta sexta-feira (19/04), uma capacitação em atendimento de primeiros socorros para os coordenadores dos grupos de idosos. Quarenta coordenadores receberam o treinamento neste primeiro dia.

O curso foi promovido no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) Compensa, na zona oeste de Manaus. A ação foi coordenada pela Secretaria Executiva dos Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar no Amazonas (CBMAM).

A secretária executiva dos Direitos da Pessoa Idosa, Anne Alves, frisa que é necessário que todas as pessoas consigam atender alguém em caso de emergência, principalmente idosos.  

“Hoje, a Sejusc  iniciou as capacitações com os coordenadores de grupo dos idosos no projeto Envelhecer 60+. Essas capacitações são de suma importância para que essa equipe técnica seja qualificada e levar informações para a ponta.”  destacou a secretária Anne. 

A primeira parte do treinamento foi uma roda de conversa sobre o conceito da parada cardiorrespiratória, reconhecimentos dos sintomas clínicos e o passo a passo dos atendimentos. Depois, o grupo fez atividades práticas de técnicas de ressuscitação cardiopulmonar em adultos e uma simulação de suporte básico de vida. 

Treinamento

A tenente BM/CBM enfermeira Deyse Giffoni ministrou o curso para os coordenadores. Ela cita que os riscos cardiovasculares fazem muitas vítimas e quanto mais pessoas informadas, mais vidas podem ser salvas.  

“O objetivo é capacitar, passar noções de primeiros socorros para esses coordenadores diante de uma situação iminente que é a parada cardiorrespiratória. A gente sabe que as doenças cardiovasculares estão em primeiro lugar de mortes tanto no Brasil como no mundo. E são as doenças cardiovasculares que envolvem os idosos”, ressaltou a enfermeira.

Dejair Lima, coordenador do grupo Idade Renovada, na zona norte da capital, aprendeu as técnicas ensinadas e já está ansioso para as demais capacitações. 

“É preciso que a gente aprenda essas coisas para passar para os nossos idosos, porque às vezes eles passam dificuldades e não tem nenhum assistente, e agora, se houver, a gente já está apto a ajudar até chegar a ajuda profissional. Já vou me preparar para a próxima capacitação”, destaca Dejair. 

A capacitação inclui:

  • Causas da PCR em  adulto e  idosos 
  • Reconhecimento dos sinais e sintomas clínicos
  • Passo a passo do atendimento na PCR
  • Suporte Básico de Vida
  • Técnica da Ressuscitação Cardiopulmonar
  • Conceito do Desfibrilador Externo Automático
  • Simulação prática da técnica da RCP e SBV.

Fotos: Lincoln Ferreira/Sejusc