Sejusc inicia capacitação de servidores em letramento racial e diversidade de gênero

 Objetivo é alcançar todos os órgãos estaduais 


A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) iniciou, nesta segunda-feira (06/05), o Seminário de Letramento Racial e Diversidade e Gênero com os servidores da pasta, a fim de conscientizá-los sobre o tratamento adequado, promover a inclusão e o respeitos no ambiente de trabalho e com o público atendido. 

Realizado no auditório da Sejusc, no bairro Adrianópolis, zona sul de Manaus, a capacitação foi coordenada pelas gerência de Promoção de igualdade Racial (Gpir) e de Respeito à Diversidade Religiosa (Gpid), ambos da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH). 

Camila Reis, gerente de Promoção da Igualdade Racial, explica que a ideia do seminário surgiu da necessidade do contato com o público interno e de entender quais são as dúvidas dos servidores e começar a reeducação dentro da própria Sejusc.

Inicialmente, foi passada um formulário pela Gerência de Recursos Humanos a todos os servidores, com questionamentos sobre o gênero com o qual se identificavam, qual raça, seus pronomes de tratamento e se tinham nome social. Diante das respostas foi verificado a necessidade de começar o letramento. 

“No momento que a gente faz um seminário, dialogamos e percebemos quais são as demandas, e assim conseguimos elaborar de uma melhor forma esses planos que podem vir a ser planos estaduais e decretos de grupos de trabalho para diminuir essas desigualdades sociais”, pontua Camila.

Para Paulo Rogério, gerente de Diversidade, esse diálogo prepara os servidores para o tratamento correto de identidade de gênero das diversas pessoas que compõem a Sejusc, tornando o ambiente de trabalho um espaço seguro, onde cada servidor possa se expressar com segurança e qualidade. 

“O seminário é basicamente como uma preparação para os servidores da Sejusc, tendo em vista que a gente trabalha com atendimento ao público dos diversos segmentos, tanto a população LGBT, a população negra, a população indígena. Acredito que por conta desse seminário aumente a procura por informação sobre a igualdade racial e de gênero, e que o tratamento com a população melhore também”, enfatizou Paulo. 

Agenda

O primeiro público da capacitação foram os servidores das secretarias executivas de Articulação Interna (Seai) e Executiva (Secex). Na quarta-feira (08/05), será a vez dos funcionários da Secretaria Executiva dos Direitos da Criança e do Adolescente (Sedca), seguido dos servidores da Secretaria Executiva de Cidadania (Secex), no dia 15 de maio, e da Secretaria Executiva de Políticas para a Mulher (SEPM), no dia 22 deste mês. 

A estimativa é alcançar cerca de 120 funcionários da Sejusc na primeira etapa da capacitação. 

 

Fotos: Lincoln Ferreira/Sejusc