Junho Violeta: Sejusc leva ações até Presidente Figueiredo
Cerca de 250 pessoas participaram da ação realizada pela Sejusc
A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), promoveu uma palestra de capacitação para profissionais da rede de proteção aos idosos, nesta quarta-feira (07/06), em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus). As atividades integram o calendário do Junho Violeta.
A ação foi coordenada pela Secretaria Executiva Adjunta da Pessoa Idosa (Seadpi) e contou com palestras realizadas pela equipe da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa Idosa (DECCI), do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e da Prefeitura de Presidente Figueiredo.
Cerca de 250 profissionais participaram da atividade, incluindo Organizações da Sociedade Civil (OSCs), líderes comunitários e servidores do município. Órgãos como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), também estiveram presentes.
Outra atividade foi a blitz de verificação da legislação do idoso, em pelo menos três unidades bancárias do município. A secretária da Seadpi, Anne Alves, frisa a importância da promoção dos direitos das pessoas da melhor idade.
“Estamos hoje realizando uma blitz de conscientização em agências bancárias aqui do município. A ação foi realizada em parceria com o Procon. A iniciativa tem como objetivo a garantia dos direitos da pessoa idosa”, explicou a secretária.
Abordagens
Além da capacitação, a DECCI realizou uma operação junto com o Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (CIPDI), com visita domiciliar e atendimento psicossocial a esses idosos. A delegada, Andréia Nascimento, explicou como funciona essa abordagem.
“Hoje, a delegacia junto com o CIPDI verificou a situação de denúncias e violências praticadas contra pessoas idosas. A rede de proteção da pessoa idosa da capital está em Presidente Figueiredo para que ocorra um trabalho integrado, que garanta os direitos da pessoa idosa”, ressalta a delegada.
Fotos: Lincoln Ferreira/Sejusc