Festival de Parintins: servidores da Sejusc recebem treinamento da Unicef para proteção de crianças e adolescentes
Cerca de 40 funcionários participaram da capacitação
O efetivo da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) que atuará no Festival de Parintins recebeu, nesta quarta-feira (05/06), uma capacitação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) sobre abordagem e identificação de possíveis casos de abuso e exploração de crianças e adolescentes.
Cerca de 40 servidores discutiram como identificar, abordar e os encaminhamentos necessários diante de situações que podem ser intensificadas em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), durante o festival. Além disso, foram sugeridas soluções que podem ser adotadas em grandes eventos em geral.
Sediada no auditório da Sede do Governo, na zona centro-oeste da capital, a capacitação integra o calendário de treinamentos do Governo do Amazonas para promover uma festa ainda mais segura aos moradores e visitantes da Ilha Tupinambarana.
A representante do Unicef, Rayanne Cristine França pontua que a formação ofertada pelo UNICEF visa prevenir o abuso de exploração sexual de crianças e adolescentes, alinhando as ações da rede de proteção do estado e município.
“Esse é um protocolo fundamental do trabalho do UNICEF, trabalhamos dentro dos princípios de tolerância zero, a qualquer tipo de violência sexual ou abuso de exploração contra crianças e adolescentes. E essa é uma premissa básica do nosso trabalho, e se estende a todos os nossos parceiros, sejam eles governamentais, não governamentais, a sociedade civil”, afirma Rayanne.
Suellen Gomes, supervisora do projeto Delas, acredita que o treinamento é importante para o aprendizado individual e coletivo. “Nós estamos aqui, enquanto Sejusc, para levarmos esse conhecimento adiante, e para toda rede de proteção que nós lidamos com crianças e adolescentes, LGBTQIAPN+, mulher, idosos, então intensifica o que a gente já sabe”, avalia.
Fotos: Ygson França /Sejusc