Junho Violeta: Sejusc leva projeto ‘EnvelheSER 60+’ para o grupo de idosos na Região Metropolitana de Manaus

Cerca de 100 idosos participaram da ação 

A Secretaria de Estado de Justiça, Direito Humanos e Cidadania (Sejusc), levou o projeto “EnvelheSer 60 +” para o Centro de Convivência do Honorina Ribeiro, em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), nesta quinta-feira (13/06). A ação levou serviços jurídicos, de saúde e voltados à qualidade de vida e bem-estar para cerca de 100 idosos.

Coordenada pela Secretaria Executiva Adjunta do Direito da Pessoa Idosa (Seadpi) da Sejusc, a atividade teve atendimentos de fisioterapia e enfermagem, técnicas de empreendimento, orientação jurídica, além de uma aula de dança para o público presente. 

A gerente do Projeto EnvelheSER 60+, Thalita dos Santos, destaca o objetivo de levar esse tipo de ação para o interior.

“Trazer o projeto EnvelheSer 60+ para o Iranduba é oferecer para os idosos do interior os mesmos serviços que a capital tem, com a realização de atendimentos médicos, orientação para eles. O projeto veio trazer isso para eles”, destacou a gerente. 

A idosa de 64 anos, Francisca da Costa, contou de onde veio a motivação para participar do encontro. “Minha maior motivação de vir aqui hoje, participar do projeto da Sejusc, é ver meus amigos e ter uma companhia, e foi uma diversão pura estar dançando e adquirindo conhecimento com eles” pontuou Francisca Costa. 

Coordenadora do Centro de Convivência Honorina Ribeiro, Nidya Soares, falou da importância da parceria.  “É muito importante a Sejusc trazer essa ação para os idosos, eles já estavam esperando e hoje foram atendidos por todos os serviços ofertados. Além de se divertir conseguiram adquirir conhecimento“  , destacou. 

A Sejusc, por meio da Seadpi, também realizou o projeto “Capacidoso” que consiste em treinar os servidores dos grupos de idosos dos municípios, com uma palestras por profissionais da assistência social e psicologia. Cerca de 30 servidores participaram da capacitação.

Psicóloga e palestrante, Isana Hipólito, falou das dinâmicas que foram realizadas na capacitação. 

“Hoje, na capacitação, foi realizada uma roda de conversa com os servidores, troca de experiências, uma dinâmica entre os profissionais com troca de presentes e brindes, além de uma mostra dos nossos equipamentos que usamos na rede de proteção da pessoa idosa”, falou a psicóloga. 

 

Fotos : Ygson França/Sejusc