Governo do Amazonas e rede de proteção infantojuvenil fiscalizam crianças de adolescentes em em embarcações
Cerca de 100 famílias foram abordadas
A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com o Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente (Iacas), fiscalizou, nesta quinta (20/06) e sexta-feira (21/06), a entrada e permanência de crianças e adolescentes em embarcações saindo do Porto de Manaus, no centro da cidade.
Coordenado pela Secretaria Executiva dos Direitos da Crianças e do Adolescente (Sedca), a ação fiscalizou os documentos de identificação das crianças, adolescentes e de seus responsáveis. Além do Porto, a fiscalização esteve no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, orientando a população.
A secretária adjunta dos Direitos da Criança e do Adolescente, Andreza Souza, explicou o que foi orientado durante a fiscalização. O objetivo principal é evitar abuso de menores, trabalho forçado ou até, tráfico humano.
“Hoje a Sejusc está numa ação integrada, juntamente com o conselho da criança e adolescente, sociedade civil, que são atores integrantes e atuantes da rede de proteção, fazendo orientações nas embarcações e passageiros. É uma precursora da atividade que realizaremos com o objetivo de orientar o responsável pela criança e adolescente nas embarcações” destacou Andreza Souza.
Saiba como viajar com crianças e adolescentes em segurança:
- Crianças ou adolescentes viajando com um dos pais, precisam da autorização do outro com a firma reconhecida.
- Crianças ou adolescentes viajando desacompanhadas ou com uma terceira pessoa, a autorização de ambos os pais com firma reconhecida.
- Crianças ou adolescentes viajando com os dois pais, não precisam de autorização.
FOTOS: Ygson França/Sejusc