Blitz Não é Não: órgãos estaduais e municipais fiscalizam bares e restaurantes em Iranduba

 

Comerciantes e empreendedores locais foram conscientizados sobre o protocolo, que auxilia mulheres vítimas de violência

Como forma de fiscalizar e auxiliar mulheres vítimas de violência no Amazonas, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e órgãos municipais de Iranduba (a 27 quilômetros de distância), realizaram uma “Blitz de direitos” em bares e restaurantes da cidade, na noite desta quinta-feira (17/10). O protocolo “Não é Não” foi aplicado com os comerciantes e empreendedores locais. 

Integrada às ações itinerantes do Governo do Amazonas, equipes psicossociais, de saúde, educação e turismo, além de policiais da Guarda Municipal, fiscalizaram cerca de 20 locais de venda de bebidas alcoólicas na região. A ação contou com distribuição e fixação de informativos, além de abordagens sociais sobre os direitos das mulheres. 

 

Há 35 anos no ramo de bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, a proprietária Célia Pinheiro, diz que já ocorreram casos de assédio e importunação no local, por isso enfatiza a importância dessa ação.

“É uma ação muito boa, tem que ser feita pois tem mulheres que são violentadas e sofrem, então é uma ação válida aqui. É uma ajuda para nós, como proprietária do bar, e poder defendê-las em alguma ocasião”, comentou Célia. 

De acordo com a secretária executiva de políticas para as mulheres, Lilian Gomes, as atividades são uma continuidade das ações sociais de Iranduba, que nos dias 16 e 17 de outubro levaram serviços socioambientais, de cidadania e direitos humanos para o município. 

“Nós realizamos atividades sociais nestes dias e agora estamos implantando o protocolo ‘Não é Não’, que é um conjunto de medidas que divulgamos para as mulheres, o poder público e a sociedade civil em relação à segurança delas. Proprietários de bares, restaurantes, locais de venda de bebida alcoólica precisam estar preparados para atender essas mulheres”, enfatizou. 

 

Foto: Drance Jézus/Sejusc