Saúde mental: Sejusc promove atividades com servidores no Palacete Provincial
Palestra abordou a saúde mental no trabalho para mais de 100 profissionais
Cuidar daqueles que cuidam e auxiliam a sociedade é uma pauta que a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) preconiza no seu ambiente de trabalho, por isso realizou, nesta terça-feira (14/01), no Palacete Provincial, mais uma edição de palestras e dinâmicas em prol da saúde mental dos servidores da secretaria.
A ação, coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos (Sedh), contou com mais de 100 profissionais. Durante a palestra, foram discutidos sintomas de depressão e ansiedade, atendimento humanizado e, por meio da dinâmica escrita, métodos de ajuda psicológica.
Com o tema “A sua vida pede equilíbrio”, a atividade ocorreu em alusão a campanha nacional Janeiro Branco – de conscientização, promoção e cuidado com a saúde mental das pessoas – e sensibilizou os servidores pelo segundo ano seguido.
“O objetivo foi despertar reflexões e debates acerca da qualidade vida, no contexto do trabalho. Durante a atividade foram realizadas dinâmicas para responder perguntas como ‘O que é o trabalho? Como estão suas relações neste contexto? O trabalho é prazer ou sofrimento?‘, e assim apresentadas as possibilidades de intervenção para manter a saúde em equilíbrio”, comentou a gerente de Política sobre Álcool e outras Drogas (Gpad), Flávia Ribeiro.
De acordo com o palestrante e professor doutorando, Júlio César Pinto, o foco foi ampliar o conhecimento dos profissionais sobre a saúde mental e assim, terem maior cuidado tanto no pessoal quanto no ambiente de trabalho.
“Aqui pudemos falar sobre a saúde mental de forma mais ampla, como uma busca pelo equilíbrio do indivíduo. E quando nós falamos sobre o tema, temos de lidar com as questões sociais da atualidade, principalmente o trabalho, pois é um local que as pessoas passam a maior parte do seu tempo e pode ocorrer esse adoecimento”, acrescentou Júlio.
Foto: Ygson França/Sejusc