Dia nacional de combate à violência contra mulher: Sejusc já realizou mais de 7 mil atendimentos
Em celebração a data, a Secretaria reforça os canais de atendimento e acompanhamento de mulheres vítimas de violência
Mais de 7 mil mulheres em situação de violência já foram atendidas pela Secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) de janeiro a setembro de 2025. Os atendimentos são realizados pela equipe da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM), com um time de profissionais qualificados para uma escuta ativa e humanizada. A pasta reforça as ações em alusão ao Dia Nacional de Combate à Violência Contra a Mulher, celebrado nesta sexta-feira (10/10).
Segundo a assistente social e coordenadora de projetos da SEPM, Nolita Uchôa, a data é um momento para relembrar o compromisso da Sejusc com a proteção e a garantia do direito da mulher. “Você, mulher, merece dignidade, segurança e respeito. Em caso de violência, não se cale, denuncie”, encoraja.
Com uma rede de proteção ampla, a Sejusc possui dispositivos de segurança para o serviço integrado de atendimento a mulher, como Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), que é a porta de entrada das sobreviventes de violência, oferecendo serviço de apoio emergencial à mulher, com atendimento psicológico, social e orientações jurídicas.
Para as mulheres dos municípios do interior do Amazonas, a Sejusc disponibiliza o atendimento por meio das unidades do Serviço de Atendimento à Mulher, Idoso e Criança (Samic), que além do atendimento à mulher, se estende às pessoas idosas, crianças e adolescentes. Atualmente, o Samic está presente nos municípios de Itacoatiara, Maués, Tefé, Parintins, Humaitá, Tabatinga, Barcelos e Coari.
Além disso, a pasta conta com o Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream), com o Serviço de Atendimento Itinerante à Mulher do Campo, da Floresta e das Águas (Saim), com a Coordenação de Promoção da igualdade no Mundo do Trabalho e Autonomia Econômica (CPIMT) e com o acolhimento na Casa Abrigo Antônia Nascimento Priantes (CAANP).
Ações alusivas à proteção da mulher
Semanalmente, a SEPM atua com ações em escolas, empresas e entidades sobre o tema, com o objetivo de orientar e sensibilizar acerca da violência contra a mulher e prevenção ao feminicídio. Durante o mês de agosto, marcado pela campanha Agosto Lilás, a pasta realizou mais de 50 ações em toda capital, encerrando o mês com a 5ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres.
Para mais informações sobre os serviços oferecidos pela Sejusc acesse www.sejusc.am.gov.br/mulheres/
Fotos: Lincoln Ferreira e Ygson França/Sejusc