Sejusc leva Ônibus da Mulher para atendimento durante Festival Folclórico de Parintins
Pela primeira vez na Ilha Tupinambarana, os serviços ficarão disponíveis de 28 a 30 de junho, no Bumbódromo
Entre os dias 28 e 30 de junho, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), oferecerá serviços psicossociais para mulheres vítimas de violência, além de orientações sobre direitos e importunação sexual, durante a programação do 54º Festival Folclórico de Parintins, município distante 369 quilômetros de Manaus. Esta é a primeira vez que o Ônibus da Mulher estará na Ilha Tupinambarana, para atender ao público, com base fixa na Rua Marujada, lado azul do Bumbódromo.
Segundo a secretária da Sejusc, Caroline Braz, das 10h às 22h, profissionais do ramo jurídico, assistência social e psicologia estarão disponíveis para um atendimento personalizado às mulheres, em cabines individuais, para garantir o sigilo necessário dos casos.
“Vamos receber todos os tipos de denúncia, lembrando que este é o primeiro festival que importunação sexual é considerado crime. Portanto, vamos atuar com ações de conscientização para que o público possa brincar sem ocorrências”, comenta a secretária. “Também estaremos nas ruas de Parintins com abordagens educativas, assim como nos galpões dos bumbás, conversando com as mulheres onde elas estiverem”.
Abordagens educativas – A equipe da Sejusc fará as atividades de conscientização no porto e aeroporto de Parintins das 8h às 11h, até o dia 30 de junho.
As abordagens educativas também estão confirmadas na quinta-feira (27/6), das 17h às 22h, no Planeta Boi, local onde ocorre a tradicional Festa dos Visitantes; e nos três dias de apresentações no Bumbódromo, das 16h às 22h