Abril Azul: Sejusc promove palestra de atendimentos a PcDs para funcionários do TJAM

O objetivo é instruir profissionais para que ocorra melhorias nos atendimentos de grupos PcDs   

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), promoveu, na manhã desta terça-feira (18), uma palestra com temas relacionados a atendimentos às Pessoas com Deficiência (PcDs), para os funcionários do  Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O curso faz parte da programação do Abril Azul, dedicado à conscientização do autismo.

A palestra foi ministrada pelo servidor Márcio Célio, da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (Sepcd). Como PcD, Célio falou da sua vivência, ressaltando a importância de profissionais capacitados e o tratamento respeitoso às pessoas com deficiência.

“Para quem possui algum tipo de deficiência, sair de casa é um desafio, porque elas não sabem como serão tratadas ou o que vão enfrentar. Por isso a importância de ter um profissional qualificado para o atendimento dessas pessoas, que já são privadas de tantas coisas na sociedade”, afirma Márcio.

Durante a palestra Márcio frisou a importância de locais públicos adaptados e de atendimentos especializados, pois com isso as pessoas com deficiência teriam a sua autonomia garantida.

Andrei Severiano, intérprete de Libras, participou da qualificação. Ele relata a importância da palestra de hoje e como irá refletir no seu dia a dia realizando atendimentos aos PcDs

“A acessibilização que está acontecendo é muito importante, porque mostra para quem trata com o público diariamente como lidar e se portar com pessoas que possuem algum tipo de deficiência. E também nos ajuda a entender que esse trabalho pode ser melhorado, tanto para nós profissionais, quanto para os que buscam pelo atendimento”, afirma Andrei

A palestra também será realizada na quarta-feira (19/04), com outro grupo de servidores do judiciário. A programação inclui, ainda,  a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), emissão de RG e orientações sobre benefícios. 

Fotos: Drance Jézus/Sejusc