Agosto Lilás: Sejusc e UGPE levam mulheres em vulnerabilidade social ao cinema para tarde cultural
Cerca de 100 mulheres foram beneficiadas com a ação
Além de assistência psicológica para mulheres em vulnerabilidade social, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) também conta com projetos culturais para as assistidas. Neste mês de agosto, em alusão a campanha nacional ‘Agosto Lilás’, cerca de 100 mulheres assistiram a uma sessão de cinema, por meio da parceria com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).
Realizada pela Coordenação de Promoção da Igualdade no mundo do Trabalho e Autonomia Econômica (CPIMT), um dos braços do Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream) da Sejusc, o foco foi trabalhar a autoestima e confiança das assistidas, mostrar, por meio da cultura, que todas são dignas de lazer e momentos de autocuidado.
De acordo com a coordenadora do CPIMT, Thais Mendes, o lazer contribui com os trabalhos psicossociais realizados pelos técnicos e busca mecanismos de reforço ao empoderamento, cuidado emocional e bem-estar pessoal.
“Nós entendemos a importância dessa ação em razão da nossa secretaria, que é uma secretaria de políticas para as mulheres, que não só combate a violência, mas investe em mecanismos que possibilitem essa mulher visualizar uma nova vida, que ela é uma pessoa de direitos, de cultura, e que pode se divertir”, explica Thais.
O representante da UGPE, Afonso Brasil, ressaltou a parceria com a Sejusc e comentou sobre a importância de ampliar horizontes de pessoas em situação de vulnerabilidade com uma atividade que, para muitos, é corriqueira.
“Uma ação de oferta de um cinema pode ser vista como algo supérfluo para muitos olhos, mas para nós, que hoje ‘tocamos’ esta realidade por meio do projeto Prosamin+, é algo extremamente importante. Muitas de nossas mulheres nunca tiveram acesso ao básico, e, quando estas coisas lhes são ofertadas, há uma quebra de paradigmas e limitações, um resgate de direitos e possibilidades”, salientou.
Cream
O Centro integra a rede de serviços destinada à prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher do estado, e tem por objetivo o atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência, contribuindo para seu fortalecimento e resgate da sua cidadania.
Nele são trabalhados projetos sociais, culturais, de capacitação e empoderamento para mulheres vítimas de violência doméstica, vulnerabilidade financeira, privação de liberdade, entre outras situações de calamidade, além de dar apoio psicossocial para seus filhos.
Agosto Lilás
O Agosto Lilás é uma campanha nacional de combate à violência de gênero, e o Amazonas adere por meio Sejusc, órgãos judiciários e demais membros da rede de proteção. A campanha segue a temática nacional, que neste ano traz o tema “Feminicídio Zero: nenhuma mulher a menos!”, definida pelo Governo Federal, por meio do Ministério das Mulheres.
Fotos: Alexandre Souza/Sejusc