Campanha ‘16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres’ inicia nesta segunda-feira (25/11)

Rodas de conversa, ato público, caminhada, cursos de capacitação e mostra de trabalhos fazem parte da programação

 

Em alusão ao Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher, a partir de segunda-feira (25/11), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), participará da campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, uma mobilização global que tem o objetivo de prevenir e eliminar todas as formas de violência de gênero.

A programação contará com rodas de conversa, ato público, caminhada, cursos de capacitação e mostra de trabalhos.

De acordo com a secretária da Sejusc, Caroline Braz, é importante dialogar sobre violência doméstica para evitar que novos casos aconteçam. “Através da informação somos capazes de fazer com que as mulheres conheçam os canais de denúncia, se sintam encorajadas, apoiadas e procurarem os órgãos de proteção”, enfatiza a titular da pasta.

Atividades – Na segunda-feira (25/11), a titular da Sejusc, Caroline Braz, irá ministrar a palestra “Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar no Amazonas: Avanços e Desafios”, durante um seminário na sede da Ordem dos Advogados do Amazonas (OAB), localizada na Avenida Umberto Calderaro Filho, 2000, Adrianópolis.

Às 17h, a Sejusc, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), realizará um Ato Público de Abertura da Campanha. A concentração será na Delegacia da Mulher do Parque 10, localizada na Avenida Mário Ypiranga,3395. O evento contará com distribuição de informativos e abordagens de conscientização.

Nos dias 25 e 26 de novembro, a Sejusc participará do curso de capacitação jurídica para delegados, peritos e ouvidores, Defensores Públicos do Estado do Amazonas, no auditório da Delegacia Geral, na Avenida Pedro Teixeira,237.

No dia 27 de novembro, no Largo de São Sebastião, a Sejusc, em parceria com o Comitê de Combate à Violência Obstétrica (CVO), participará de mostra de Boas Práticas. O evento contará com o Ônibus da Mulher.

No dia 28/11, às 9h, o CVO realizará uma audiência pública sobre violência obstétrica, no Parque do Mindú, localizado na Rua Perimetral, Parque 10.

No dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate a Aids, será realizada uma roda de conversa no Colégio Militar da Policia Militar do Conjunto Viver Melhor 2. A programação contará ainda com testes rápidos de HIV.

Já no dia 6 de dezembro, às 17h, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência Contra as Mulheres, a Sejusc,em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), realizará a “Caminhada dos Homens pelo fim da Violência”. A saída será do Fórum Azarias Menescal, na Avenida Autaz Mirim, 8812, Jorge Teixeira.

Para encerrar, no dia 11 de dezembro, a Sejusc fará a I Mostra de Trabalhos da equipe interdisciplinar do Serviço de Apoio à Mulher, Criança e Idoso (Samic) de Itacoatiara. A programação será realizada no auditório do Fórum de Itacoatiara, na rua Acácio Leite, 350.

Sobre a campanha

“16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” é um campanha internacional, criada durante o primeiro encontro “Women’s Global Leadership Institute”, em 1991. Desde então, a data é apoiada por instituições, escolas e sociedade civil de todo o mundo.