Carnaval na Floresta: Idosos de projeto da Sejusc se preparam para abrir desfiles do Grupo Especial

Cerca de 1.900 idosos vão participar do desfile no sábado (03/02)

A alegria e o samba no pé já estão presentes nos ensaios dos participantes do projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Eles vão desfilar no sábado (03/02), às 16h, abrindo a noite das Escolas de Samba do Grupo Especial, do Carnaval na Floresta.

Ao todo, 1.900 idosos vão cruzar o Sambódromo, mostrando que não há idade para se divertir. Nazaré Teles, de 74 anos, frequenta o grupo “Amigos da Cachoeirinha” e será a porta-bandeira do desfile. Ela conta que o posto é importante e vai dar o melhor de si.

“Eu fico agradecida pela oportunidade e espero que outras pessoas possam dar outros espaços para os idosos se divertirem, se apresentarem. Aos idosos, digo para que não fiquem em uma rede ou cama doentes, venham participar com a gente, não tenham vergonha, que isso aqui é muito lindo, traz saúde, felicidade e amor para a gente“, afirma.

O desfile dos idosos acontece desde 2009 e conta com alas e os itens de destaque, como mestre-sala e porta-bandeira, rainha de bateria e rei momo, além da comissão de frente. Eles vão desfilar ao som do samba-enredo original, que esse ano leva o tema “Revivendo grandes bailes – garantindo o direito da pessoa idosa”.

A coordenadora do projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo, Rebeca Oliveira, disse que o ato é esperado pela Secretaria Executiva da Pessoa Idosa (Seadpi) durante todo o ano.

“O objetivo deste dia é que a gente possa incentivar os nossos idosos a praticarem atividades culturais, serem inseridos na sociedade e estarem ativos. E também é muito importante passar para a população os direitos da pessoa idosa”, avaliou a coordenadora.

Além do desfile que abre a noite do Grupo Especial, a Sejusc vai oferecer um espaço acessível para PdD e a Central de Achados & Perdidos.

FOTOS: Ygson França/Sejusc