Crianças e Adolescentes

O QUE FAZ A GERÊNCIA DE PROMOÇÃO DE DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE?

É a área da Sejusc responsável por coordenar e operacionalizar as políticas públicas voltadas à promoção dos direitos da Criança e do Adolescente, buscando a garantia de aplicação efetiva do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nesse sentido, desenvolve o trabalho contínuo para o fortalecimento da rede de proteção de crianças e adolescentes no Amazonas, a qual necessita de articulação para realização de ações efetivas nos eixos de atuação da Política Estadual de Defesa dos Direitos da Criança Adolescente.

Principais atividades junto a Rede de Proteção

  • Promover ações educativas para erradicação da violência na família, na escola, nas instituições e na comunidade em geral atuando de forma integrada nos eixos de prevenção e enfrentamento aos temas:
    1. tipos de violências física, psicológica, sexual, institucional, negligência e abandono contra criança e adolescente;
    2. Bullying Escolar;
    3. Prevenção ao uso e abuso de substâncias psicoativas;
    4. Prevenção da Gravidez na adolescência;
    5. Combate ao Trabalho Infantil;
  • Averiguação e acompanhamento de denúncias;
  • Atendimento psicossocial para a rede de proteção em casos identificados e para resolução de outras demandas.
  • QUAIS OS PRINCIPAIS PROJETOS DA ÁREA?
    • Projeto Eu lidero: faz parte do movimento “Transformando Nações”, através da Base de Aplicação no Terceiro Setor/Brasil e possui a finalidade de capacitar agentes da rede de proteção por meio de uma formação integral, focada no desenvolvimento saudável e no fortalecimento de valores de liderança. Além disso, visa atender crianças e adolescentes indicados por esta SEJUSC, que tenham o curso de Liderança Transformacional, que abrangerá também as equipes pedagógicas e administrativas da Secretaria.

    • Projeto Super Curumim: Com a demanda gerada pelo intenso fluxo de migração forçada de venezuelanos para Manaus, houve a necessidade de proporcionar ambientes que pudessem oferecer segurança e acolhimento para crianças, adolescentes e famílias migrantes e refugiadas. Diante disso, as atividades do projeto Super Curumins são desenvolvidas no Posto de Interiorização e Triagem – PITRIG e Posto de Recepção e Apoio – PRA onde migrantes e refugiados recebem diariamente atendimento para suas diversas necessidades como: regularização da situação migratória, atendimentos de saúde, atendimentos de proteção e abrigo temporário.