Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade serão capacitadas por parceria entre Sejusc e Oliveira Foundation

   Ação visa o desenvolvimento emocional e de liderança infantojuvenis

Desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes em todo o Amazonas, esse é o foco da parceria da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) com a Organização não Governamental, Oliveira Foundation. Firmada neste mês de abril, a iniciativa irá oferecer o programa “Eu Lidero”, que visa capacitar crianças e adolescentes do estado.

Coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos de Crianças e Adolescentes (Sedca), a iniciativa oferece ferramentas e recursos essenciais, como livros e orientações, para promover a aprendizagem sistemática infantojuvenil, por meio de uma formação integral, focada no desenvolvimento emocional saudável e no fortalecimento de valores de liderança.

Com a execução do programa, crianças e adolescentes poderão melhorar suas habilidades de relacionamento interpessoal e intrapessoal, fortalecer sua autoestima, saber tomar decisões de forma responsável e com liderança, além de ter maior rendimento escolar e na sua qualidade de vida.

A metodologia do programa foi desenvolvida pela Maxwell Leadership Foundation, e atuará com crianças e adolescentes de 9 a 18 anos, por meio de treinamentos onlines e presenciais. A estimativa é que cerca de 15 mil jovens sejam beneficiados com o programa.

A secretária executiva dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rosalina Lôbo, diz que o público de interesse são os adolescentes do socioeducativo, estudantes da rede pública em situação de vulnerabilidade social, e que são membros de associações comunitárias.

“A temática está distribuída em três dias, e hoje a gente começa com uma imersão, onde ela faz uma avaliação dos nossos comportamentos adaptados para cada situação e como a gente regula as nossas emoções, o que é tão importante para definir as nossas atitudes diante da diversidade do dia a dia”, pontua Rosalina.

Ana Maria Freitas, secretária executiva do Interior, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, reforça que a pasta está de portas abertas para receber os formadores, que serão multiplicadores de informação.

“Essas crianças receberão uma formação que tanto vai fortalecer o desenvolvimento psicológico delas, quanto de trabalhar esses valores e liderança dentro das próprias escolas, com também os colegas de sala de aula. Inicialmente vai ter a formação desses profissionais, depois esses profissionais farão a formação para as crianças e elas mesmas também farão essa formação para outras crianças”, destaca Ana Maria.

Capacitação

Nos dias 22, 23 e 24 de abril, instrutores e especialistas da Oliveira Foundation irão capacitar cerca de 100 profissionais da Sejusc, além de voluntários parceiros, para execução e apoio nas ações do programa. A ação ocorre no auditório da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), na avenida André Araújo, 679, na zona sul de Manaus, durante todo o dia.

O objetivo é garantir a qualidade e eficácia das ações do programa, e assim, promover melhorias significativas nas comunidades das crianças e adolescentes, influenciando positivamente nos espaços de decisão e atuação. A facilitadora Paula Barcellos, afirma que o “Eu Lidero” atua na formação de mentalidade do público de interesse.

“Nós trabalhamos no manejo das emoções, no fortalecimento da identidade e no fortalecimento e na melhoria do relacionamento dessas crianças. Tanto do relacionamento delas com elas mesmas, com as habilidades de liderança pessoal, quanto na habilidade de relacionamento dessas crianças com outras crianças e com outros indivíduos, nas habilidades de liderança interpessoal, de relacionamento interpessoal”, frisa a facilitadora.

FOTOS: Ygson França/Sejusc