Dia da Visibilidade Lésbica contará com oficinas e debates em Manaus

Evento é direcionado a estudantes, servidores públicos, ativistas e simpatizantes da causa LGBT

Em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizará, no dia 29 de agosto, o II Workshop da Visibilidade Lésbica, evento com debates voltados à promoção dos direitos humanos da população LGBT e o fortalecimento de políticas públicas. As inscrições já estão disponíveis site da Sejusc (www.sejusc.am.gov.br).

A programação será aberta ao público em geral e acontecerá das 8h às 17h, no auditório da Sejusc, localizado na rua Bento Maciel, nº 2, conjunto Celetramazon, Adrianópolis.

De acordo com a secretária da Sejusc, Caroline Braz, a proposta é aproximar as atividades do órgão de ativistas, estudantes, servidores públicos e simpatizantes da causa LGBT.

“Nesta data de reflexão a respeito da visibilidade que a causa merece, consideramos importante abrir esse diálogo e discutir políticas públicas que sejam inclusivas”, destacou a titular da Sejusc.” Na programação estão representantes de diversos movimentos, justamente para promover um debate rico sobre o tema”.

No evento, serão abordados temas como os Direitos Humanos na perspectiva da diversidade e do gênero, políticas de saúde para LGBTs e violências doméstica e intrafamiliar. Pesquisadores, representantes do poder público e ativistas participam dos painéis.

A cantora Karen Francis e o coletivo Miga, Sua Lôka também farão apresentações culturais durante o evento.

Todos os participantes receberão um certificado de participação com 8 horas complementares.

Confira a programação:

9h – Mesa de abertura

9h30 – Painel: “Direitos Humanos: Na Perspectiva da Diversidade e Gênero”, com a professora Lidiany Cavalcante (departamento de Serviço Social da Ufam)

10h30 – Debates

10h40 – Painel: Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, com Rosely Pinheiro (Movimentos sociais: Almaz/Icam)

11h20 – Debates

12h – Intervalo

13h30 – Painel: “Avanços e desafios: Política de Saúde Integral LGBT”, com os painelistas Antônia Barroso (FPMM, Humaniza) e professor mestre Jeferson William Pereira (Susam). Mediadora: psicóloga Tainá Conde

13h50 – Debate

14h – Painel: “Avanços e desafios: rede de serviço a violências doméstica e intrafamiliar”, com a secretária executiva de Políticas para as Mulheres, Ana Barroncas

14h40 – Debates

14h50 – Intervalo

15h – Grupos de trabalho

16h – Encaminhamentos de propostas

17h – Encerramento cultural: Miga, Sua Lôka e Karen Francis