Dia dos Avós: Sejusc realiza atividade alusiva à data com estudantes da escola André Vidal
A atividade contou com dinâmicas intergeracionais que fortaleceram o convívio em família
Visando promover o bem-estar e criar memórias afetivas, os estudantes da Escola Estadual Desembargador André Vidal de Araújo, localizada na Zona Norte de Manaus, participaram nesta terça-feira (29/07) de uma atividade realizada pelo Centro Integrado de Proteção à Pessoa Idosa (Cipdi), vinculado à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc).
A ação foi alusiva ao Dia dos Avós e incluiu diversas atividades voltadas para que os estudantes relembrassem e revivessem as brincadeiras e atividades que seus avós faziam na época de sua infância e adolescência.
Um dos estudantes, Guilherme Leonardo, do 1º ano do Ensino Médio, levou seu avô para participar das manhãs de esportes e atividades lúdicas. O avô, João Leonardo, de 65 anos, achou a atividade importante, principalmente, pela fase em que o neto está.
“Isso é muito importante, eu deixei de fazer as minhas atividades e vim aqui dar apoio para ele. Eu sei que lá na frente isso vai fazer diferença, dar apoio psicológico e, estando mais perto dele, é assim que vamos proporcionar um futuro melhor para eles”, comenta o aposentado.
A coordenadora do Cipdi, Márcia Magalhães, ressalta que as atividades intergeracionais são essenciais para promover a inclusão e fortalecer os laços entre avós e netos.
“Essa atividade é importante porque podemos ensinar aos estudantes a relevância dos avós, o papel fundamental do avô na família, a importância do cuidado e do respeito. Estamos realizando outras atividades intergeracionais para que eles valorizem ainda mais esse convívio com os avós”, frisa.
A atividade envolveu os estudantes do primeiro ano da escola e aconteceu durante a manhã, com um momento dedicado aos estudantes para escreverem cartas para seus avós. Em seguida, houve um circuito de brincadeiras da época dos avós, resgatando as lembranças da infância de antigamente.
Fotos: Lincoln Ferreira/Sejusc