Em Brasília, titular da Sejusc reúne com ministra das Mulheres para tratar de políticas de gênero no Amazonas

Secretária apresentou ações realizadas no estado

As políticas públicas para mulheres no Amazonas e garantia de celeridade de processos do executivo na área de violência de gênero foram alguns dos temas tratados pela secretária Jussara Pedrosa, titular da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, nesta quinta-feira (08/11), em Brasília. 

Pedrosa apresentou os avanços na obra da Casa da Mulher Brasileira (CMB), que conta com recursos dos governos Federal e Estadual, e vai concentrar, em um só o espaço, todos os serviços realizados à mulher em situação de violência. Nesta pauta, foi apresentado a necessidade de apoio junto à Caixa Econômica Federal para os pagamentos de acordo com avançar na construção, o que aceleraria os trabalhos no local.

Ainda no âmbito de políticas de gênero, a secretária frisou a implantação de mais duas unidades do Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic), uma em Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus) e outra em Coari (a 363 quilômetros da capital). 

“Estamos empenhados em fortalecer ainda mais a parceria com o Ministério das Mulheres, em ter esse apoio que é necessário para o Governo do Estado, e discutir melhorias para o Amazonas, que tem tantas peculiaridades devido à questão geográfica. A ministra é sempre muito receptiva e interessada nos assuntos do Norte”, afirma Jussara. 

A secretária ainda aproveitou a oportunidade para apresentar o trabalho desenvolvido no Centro de Apoio e Referência à Mulher (CREAM), que é um equipamento fundamental para o combate à violência de gênero e precisa de uma cooperação técnica entre o executivo estadual e federal para ampliar seu alcance.

A visita com representantes dos Ministérios das Mulheres segue até esta sexta-feira (08/11). 

 

Fotos: Divulgação/Sejsuc