‘Faça Bonito’: ciclo de palestras sobre abuso sexual são iniciadas em escolas de Manacapuru

Ações também serão feitas em Manaus e outras três cidades

As escolas de Manacapuru (a 68 km de Manaus) foram as primeiras a receber o ciclo de palestras sobre abuso e exploração sexual promovidas pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), neste mês de maio. As ações compõem o calendário de atividades da campanha nacional “Faça Bonito”, que combate a violação dos direitos infatojuvenis.

Na quinta-feira (04/05), as escolas visitadas pelos técnicos da Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescente (Sedca) foram a Escola Estadual José Seffair e a Creche Municipal Jaime Jerônimo. Jhully Caroline, de 6 anos, estava atenta às orientações e na saída da aula já compartilhou com a madrinha, Elissandra Nunes o que aprendeu. A madrinha reforçou a importância da experiência para a estudante.

“Ela é bastante ativa e eu, como madrinha, assim como a mãe, o pai, a gente a incentiva sobre o que pode e o que não pode fazer e eu acho muito bom essa palestra, porque incentiva [o diálogo], porque nem todo mundo sabe. Tem gente que chega e pega nas partes das crianças e aí a gente vai falando pra elas que isso não pode, porque é um desrespeito com as crianças”, reforçou Elissandra.

A secretária executiva da Sedca, Rosalina Lôbo, acompanhou o primeiro dia de atividades da equipe. Ela destacou que, especificamente neste mês, as palestras têm a temática de combate à violação sexual, abuso e exploração, com uma linguagem particular para cada faixa etária.

“Nós estamos começando a interiorização das atividades, começando por Manacapuru, com ações preventivas de palestras e outras ações pedagógicas, onde o foco é identificar e intensificar o caráter preventivo do abuso e violação dos direitos de crianças e adolescentes. Aqui, nós estamos atingindo em torno de 2, 5 mil crianças e adolescentes”, frisou Lôbo.

As atividades são realizadas por um corpo técnico especializado de assistentes sociais, psicólogas e pedagogas, que atua de maneira específicas para identificar situações que as crianças manifestem necessidades de denunciar, se sintam seguras em relatar fatos e que sejam encaminhadas para um atendimento posterior pela equipe profissional, quando necessário.

São usados vídeos educativos, músicas interativas, exercícios lúdicos que ensinam que o corpo da criança e do adolescente não pode ser tocado sem consentimento, além de debates para tirar dúvidas, tudo de acordo com a idade do público escolar.

“Nós utilizamos materiais pedagógicos que levam essa possibilidade de exploração e explicações de zonas do corpo que pode e que não pode tocar, onde apenas os adultos de referência ou pessoas de confiança possam fazer esse acesso ao corpo. Isso para crianças pequenas faz muito sentido e tem que ser tratado de uma forma bem diferenciada, são nesses momentos que a gente consegue detectar algumas violações ou manifestações de violações”, reforça a secretária Rosalina.

Nesta sexta-feira (05/05), as práticas seguem no município, na Escola Estadual Agra Reis e nas escolas municipais Francisca Mafra e Manoel Urbano. Na próxima semana, escolas de Manaus vão sediar as palestras. Unidades escolares de Iranduba, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo, todas da Região Metropolitana de Manaus, também receberão os técnicos da Sejusc.

Fotos: Drance Jézus/Sejusc