Gincana Violeta: participantes do ‘Idoso em Movimento’ integram disputa promovida pela Sejusc

Iniciativa faz parte do projeto “EnvelheSer 60+”, que visa a promoção do bem-estar e a proteção da pessoa idosa

 

Integrantes do grupo de idosos Viver Mais e Melhor participaram, na manhã desta segunda-feira (02/09), de uma nova edição da “Gincana Violeta”, do eixo “Idoso em Movimento”. A iniciativa integra o projeto “EnvelheSer 60+” e visa promover atividades físicas e de lazer.

 

A ação, que ocorreu no Centro de Desenvolvimento Comunitário do Coroado (CDCC), é promovida e coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

 

Cerca de 40 idosos integraram a disputa, que contou com muito foco, competitividade e diversão. Coordenadora do grupo, Márcia Aguiar falou sobre a importância de atividades como a “Gincana Violeta”.

 

“Temos casos de pessoas que, antes de participarem do grupo, sofriam com depressão e, hoje, estão ótimas e alegres. (…) Nós queremos agradecer à Sejusc por ter trazido essa gincana ao CDCC”, afirmou.

Integrante do grupo Viver Mais e Melhor, Tereza Alves, de 83 anos, ficou muito feliz com a “Gincana Violeta”. Ela, que é aposentada, confessou que mudou de vida, após passar a fazer as atividades com o grupo.

 

“Antes de eu vir para cá, vivia doente com muitas dores no corpo. Quando elas atacavam, passava o dia inteiro deitada. Depois que eu comecei a vir para cá, graças a Deus, acordo diariamente 6h, faço meu café e rego minhas plantas. É maravilhoso, me divirto muito”, pontuou.

 

Sobre o EnvelheSer 60+

O projeto de apoio à rede de atendimento e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa atualiza as políticas e assistência para o público.

Coordenado pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), a iniciativa promove uma série de atividades e serviços voltados à pessoa idosa, tais como orientação jurídica; aulas de hidroginástica e dança; linhas de crédito; e Gincana Violeta, que estimula o bem-estar por meio de brincadeiras e dinâmicas físicas.

 

FOTOS: Ygson France/Sejusc