Governo do Amazonas amplia acesso aos serviços de proteção aos idosos com novo espaço no Shopping ViaNorte

Espaço vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 17h

Os idosos da zona norte de Manaus agora contam com um espaço exclusivo para atendê-los. A nova estrutura do Centro Integrado de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cipdi) foi entregue nesta terça-feira (20/06), no Shopping ViaNorte, bairro Monte das Oliveiras, pelo vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza.

A sala de atendimento do Cipdi é uma forma de descentralizar e ampliar o acesso aos serviços, que antes estavam concentrados na sede, no bairro Parque Dez, na zona centro-sul da cidade. O espaço é gerido pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), e atua na prevenção de crimes de todas as naturezas praticados contra pessoas idosas.

Além do trabalho preventivo, o Cipdi atua em conjunto com a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI) na repressão aos crimes contra a terceira idade.

Tadeu de Souza frisou que o novo local de atendimento do Cipdi vai reforçar a preservação dos direitos dos idosos. “Estamos entregando um centro integrado, um atendimento multifuncional, trabalhado em conjunto com a Defensoria Pública, com a delegacia de proteção à pessoa idosa, uma forma de trabalhar de uma forma preventiva e de forma repressiva nessa rede de proteção em prol da pessoa idosa”, destacou.

A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, relembra que estamos no Junho Violeta, mês alusivo de combate à violência contra a pessoa idosa e que a expansão do serviço faz parte do calendário planejado pela pasta. “A Sejusc fez um estudo e viu que há um alto índice de violência nas zonas norte e leste, então nós começamos a descentralizar esse serviço iniciando com o Cipdi aqui no PAC ViaNorte e, posteriormente, teremos em outros PACs também”.

Laudos e relatórios psicossociais elaborados por profissionais do centro ajudam a embasar investigações da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que atua para mediar conflitos, pois muitas vezes o idoso não identifica que é vítima de violência ou não quer denunciar por ocorrer no âmbito familiar, como explica a secretária executiva da Pessoa Idosa, Anne Alves.

“Essa equipe psicossocial do Cipdi atua mediando esse conflito, fazendo com que esse idoso e essa família entendam como é esse processo de envelhecimento, porque envelhece o físico e psíquico e muitas vezes nem o idoso, nem a família estão preparados para lidar, então a equipe do Cipdi, que é de responsabilidade da Sejusc, faz esse trabalho para que não criminalize, para que a gente não possa judicializar uma ação”, frisa a secretária executiva.

Serviços

No Centro Integrado a população idosa, que vive na zona norte, terá acesso facilitado a atendimentos psicossociais, podendo registrar denúncias e receber orientações e encaminhamentos para a rede de proteção. Além disso, o Cipdi dispõe de equipes técnicas que realizam visitas domiciliares, mediação de conflitos e atividades preventivas contra violações de direitos.

A aposentada Helena Farias, de 65 anos, participa da Associação Idade Renovada, no bairro Cidade de Deus. Ela foi com o grupo acompanhar a entrega do novo espaço e diz que fica feliz em ver políticas voltadas para pessoas como ela.

“É importante porque nós não tínhamos essa proteção toda, e agora tá havendo esse movimento e isso é muito bom para todos nós, não só para mim, mas para todos os idosos de Manaus”, avaliou a aposentada.

Junho Violeta

A campanha Junho Violeta faz alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011 como alerta para a existência de todos os tipos de violência, maus-tratos e violações dos direitos dos idosos e para as formas de denunciá-las e combatê-las.

No Amazonas, a programação do mês foi aberta com um culto ecumênico promovido pela Sejusc no Palácio Rio Negro, em Manaus, no dia 1º. Blitzes de conscientização, operações policiais e atividades de lazer, cidadania e empreendedorismo estão sendo promovidas pela Sejusc, com um calendário que segue até o dia 30 de junho.

FOTOS: Lincoln Ferreira/Sejusc