Idosos do projeto EnvelheSer 60+ participam de oficina de produtos de limpeza
Cerca de 4 mil idosos participarão da oficina
“É uma grande oportunidade que eu tenho de aprender e de produzir, não só para usar em casa, mas para uma renda extra”, foi o que comentou a idosa Marly Monteiro, de 68 anos, sobre a participação na 1ª Oficina de Produtos de Limpeza do Governo do Amazonas. O curso integra o projeto EnvelheSer 60+, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
Realizada na Associação das Donas de Casa do Estado do Amazonas (ADCEA), na zona norte de Manaus, a oficina incentiva a produção caseira de produtos de limpeza, trabalhando a sustentabilidade, preservação ambiental, assim como a geração de renda através do empreendedorismo para os idosos.
Maravilhada com a oficina, Marly reforçou que considera o grupo sua segunda casa e que fica feliz de participar, há mais de um ano, de um local cheio de carinho e conhecimentos.
“Eu tenho dificuldade de comprar o amaciante que eu gosto de usar nas roupas, então é uma grande oportunidade que eu tive de aprender e de produzir esse, não só para usar em casa, mas para uma renda extra. Aqui eu sinto o calor humano, a alegria, o amor. Aqui eu sou abraçada, sou beijada e ainda adquiro mais conhecimento”, comentou a idosa.
De acordo com a secretária executiva adjunta dos direitos da pessoa idosa (Seadpi), Franciane Alves, a oficina faz parte do programa Idoso em Movimento, um dos programas do projeto EnvelheSer 60+, que prevê a qualidade de vida, bem-estar e garantia dos direitos de envelhecentes e idosos.
“Essa é uma programação sustentável que reforça o projeto. Os idosos não tinham noção do que eles podem fazer com um pedacinho do sabonete, então é uma oficina de fundamental importância para que eles entendam que o que eles têm dentro de casa pode ser utilizado para fazer esses produtos de limpeza”, declarou a secretária.
A primeira aula do curso ocorreu nesta terça-feira (28/05) e segue com a programação até fim de junho, abrangendo as zonas norte, sul, leste e oeste da capital e alcançando cerca de 4 mil idosos inscritos no projeto.
Fotos: Amanda Postigo/Sejusc