Junho Violeta: Sejusc promove atividade educacional em escola da zona norte de Manaus

Mais de 200 alunos participaram da atividade

Em continuação às atividades voltadas ao Junho Violeta, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, nesta segunda-feira (26/06), uma atividade educacional, sobre a violência contra a pessoa idosa, na Escola Estadual Maria do Céu Vaz de Oliveira, na zona norte de Manaus.

No total, 214 alunos participaram da atividade, que foi coordenada pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) e contou com profissionais do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi), que foram responsáveis por ministrar a palestra.

Diversos temas sociais foram abordados durante a ação, como negligência contra pessoas idosas, violência física, verbal e psicológica, além de informar os canais de denúncias em casos de agressão, como o Disque 100 ou 180. A assistente social do Cipdi e palestrante da ação, Terezinha Melo, explica quais medidas os órgãos públicos realizam para a diminuição desses casos.

 

“No Cipdi recebemos denúncias diariamente sobre idosos que foram abandonados, pelos seus filhos, netos e familiares. A rede de proteção do Governo do Amazonas segue realizando campanhas, palestras e mutirão voltado a conscientização da população, como forma de prevenir e diminuir o número de casos de abandono e violência no estado”, ressalta.

Houve também participação dos alunos durante a conversa, onde eles puderam interagir e tiveram suas dúvidas respondidas pelos palestrantes. Samily Marinho, de 15 anos, foi uma das participantes da ação e conta como foi sua experiência participando desse projeto da Sejusc.

“Essa palestra é muito importante, pois aprendemos que nós devemos combater a violência contra os idosos. É importante que nós façamos nosso papel de contribuir para que o idoso tenha qualidade de vida e, principalmente, respeitar os idosos”, pontua a aluna.

A Sejusc segue realizando ações voltadas à campanha Junho Violeta, com atividades de conscientização sobre os direitos do público idosos durante o mês inteiro.

Fotos: Luan Nunes/Sejusc