Junho Violeta: Sejusc realiza atividades para idosos do projeto “EnvelheSer 60+”

 

Cerca de 70 idosos participaram da ação 

“Parece que eu entrei aqui uma pessoa e saí uma pessoa melhor”. A percepção é da aposentada Ivanice Alves, de 70 anos, que participou da ação “Jornada pelos Direitos no EnvelheSer 60+”, promovida pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). 

O evento foi realizado nesta segunda-feira (10/06), no Centro de Artes Irmã Yolanda Setúbal, na zona oeste de Manaus, com dinâmicas com os idosos contando com uma metodologia de jogos com perguntas e respostas, além de ensaios de danças. 

A coordenadora do grupo Renovação, Sebastiana Soares, conta que ele já existe há 21 anos. Ela diz que é gratificante ter atividades como essa e que o EnvelheSer 60+ é um programa muito importante. 

“O projeto tem uma importância muito grande, principalmente para nós, que somos aqui da periferia. Ele nos traz ajuda, alegria com danças, aula  de educação física, e graças ao projeto EnvelherSer 60+ temos atendimentos com psicóloga, serviço social e uma técnica de enfermagem que faz esses atendimentos aqui” pontuou a coordenadora. 

O mês de junho é voltado para o combate à violência contra o idoso e reforça as atividades desenvolvidas pela Sejusc, por meio da Secretaria Executiva de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), durante todo o ano. 

Thalita do Santos, coordenadora do EnvelheSer 60+ frisa que a atividade é baseada no que diz o Estatuto do Idoso, e busca difundir a informação para que eles saibam de seus direitos. 

“A atividade teve como metodologia um jogo de perguntas e respostas utilizando um tabuleiro de chão, neles os idosos jogam o dado e, conforme for direcionado o dado, tem uma pergunta para o idoso responder. Ela ajuda na assimilação do estatuto da pessoa idosa, ou seja, seus direitos”, destaca. 

 

Fotos: Ygson França