Junho Violeta: Sejusc tem programação para o combate à violência contra a pessoa idosa

Atividades iniciam nesta quinta-feira (1º/06)

O mês de junho é marcado pelo combate a um ato recorrente: a violência contra pessoas idosas. Para chamar a atenção e promover a conscientização social, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) promove, durante todo o mês, uma série de atividades com blitz, palestras, mobilizações e atos públicos.

A abertura da campanha “Um grito pela paz, e um basta pela violência contra os idosos do Amazonas” ocorreu nesta quinta-feira (1º/06), no Salão Rio Solimões do Palácio Rio Negro, no centro da cidade, e contou com a presença de órgãos da Rede de Proteção das Pessoas Idosas.

As ações da Sejusc serão coordenadas pela Secretaria Executiva Adjunta dos Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi). A secretária executiva da Seadpi, Anne Alves, explica que as atividades são rotineiras e ganham reforços no mês de junho devido à campanha.

“O Governo do Estado está iniciando, hoje, o mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. Nós iniciamos com o documento simbolizando a paz, pedindo não a violência contra a pessoa idosa. Então nós vamos descentralizar essas ações, atender conforme nossa determinação do nosso governador”, destacou a secretária executiva.

“Nós teremos a blitz de conscientização, o Ato Público, a inauguração do Centro Integrado de Proteção e Defesa à Pessoa Idosa, na zona norte. Vamos levar palestras e capacitações para as escolas, para que os alunos sejam nossos multiplicadores de informações dentro de casa, dentro da comunidade, até mesmo com os próprios pais, e trabalhar essa questão voltada a violência da pessoa idosa”, emendou Anne.

O reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), Euler Ribeirom também participou do evento. Ele, que é uma pessoa idosa, destacou que as ações são necessárias para prevenir violências e saber como apoiar as vítimas, quando necessário.

“Lutar contra a violência às pessoas idosas é um exercício diário. Além da violência física, moral, patrimonial, hoje em dia, também temos que lutar contra a violência digital, onde as pessoas idosas são vítimas de golpes, ligações falsas e outros mecanismos utilizados através da internet. Por isso, é importante que nós continuemos promovendo ações para conscientizar e combater a violência contra os idosos”, pontuou Ribeiro.

Violência contra o idoso

Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, ano passado foram registradas 35 mil denúncias de algum dos tipos de violência contra pessoas idosas. No Amazonas foram 9.266 notificações.

O Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (CIPDI), gerido pela Sejusc, oferece atendimento para diversos casos de violência. Em 2022, foram 1.052 atendimentos, sendo constatadas 770 violações de direitos.

Do total de violações, foram 61 casos de abandono; 177 de negligência; 74 auto negligência; 33 de agressões físicas; 86 de agressões psicológicas; 5 ameaças de morte; 90 de abuso financeiro e/ou extorsão; 49 de maus tratos no lar; 43 de vulnerabilidade e risco social; 33 de ameaça verbal; e 119 de intimidação e perturbação.

As ações de conscientização da Sejusc serão realizadas em Manaus, Presidente Figueiredo e Parintins.

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc