Mais de 2,3 mil pessoas foram atendidas pela Sejusc em ações sobre álcool e outras drogas em 2025

Campanhas alcançaram público com serviços de prevenção e cuidado
As ações voltadas à prevenção ao uso de álcool e outras drogas, realizadas pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), alcançaram mais de 2,3 mil pessoas, durante o ano de 2025. Os serviços são realizados pela Gerência de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas (GPAD), vinculada à Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH/Sejusc).
Para a gerente da GPAD, Flávia Ribeiro, cada ação é pensada de forma estratégica para alcançar o público e garantir um trabalho efetivo. As iniciativas desenvolvidas ao longo de 2025 reforçam que todas as pessoas, independentemente da situação de vulnerabilidade, precisam e devem ter seus direitos garantidos.

“Esse número é bastante significativo. A Sejusc, por meio da GPAD, levou serviços de cidadania a este público para garantir a dignidade e fazê-lo se sentir visível perante a sociedade, já que, muitas vezes, essas pessoas são tratadas como se não tivessem valor”, salientou.
As atividades executadas são alinhadas com estratégias de prevenção, atenção e reinserção social, com foco no acolhimento humanizado e na escuta qualificada, respeitando as especificidades do público atendido.
Enfrentamento
No enfrentamento ao uso de álcool e outras drogas, a atuação envolve triagem psicossocial para avaliação do nível de vulnerabilidade e definição dos encaminhamentos mais adequados, como atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), serviços da rede de saúde mental, acompanhamento médico ou, quando necessário, internação voluntária. O acompanhamento contínuo busca fortalecer vínculos familiares e comunitários.
Além do atendimento direto, a gerência investe em ações preventivas por meio de campanhas educativas, palestras, oficinas, rodas de conversa e produção de materiais informativos, com atuação em escolas e comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Já no enfrentamento ao uso do tabaco, a GPAD mantém parcerias com Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em todas as zonas de Manaus, que oferecem grupos terapêuticos baseados nos princípios do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, do Sistema Único de Saúde (SUS), com acesso gratuito ao tratamento.
Outro eixo das ações é a articulação intersetorial. A GPAD atua em parceria com outras secretarias, organizações da sociedade civil, instituições educacionais, o sistema de justiça e a rede de saúde, garantindo um atendimento mais integrado às pessoas assistidas.
Fotos: Lincoln Ferreira/Sejusc