Ônibus do Idoso: Governo do Estado inicia temporada de 2023 com público de 200 pessoas na zona sul de Manaus

Iniciativa é executada pela Sejusc desde o ano passado

“É muito importante para nós porque os serviços são gratuitos”, aponta Sebastião Lima, aposentado assistido pelos serviços da unidade móvel Ônibus do Idoso. Iniciada nesta sexta-feira (03/02), a temporada de 2023 da unidade móvel teve em sua primeira atividade mais de 100 atendimentos psicossociais, jurídicos, serviço social e enfermagem, realizados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

 

Ao todo, cerca de 200 idosos procuraram a unidade móvel da Sejusc no bairro São Francisco, zona sul de Manaus, onde foi realizada a primeira ação do ano. Participante do grupo Fonte de Águas Vivas, um dos grupos atendidos na iniciativa, Sebastião ainda reforça a importância dos serviços para ele e sua família.

“Nós viemos para cá pois precisamos realizar exames e eles estão caros. O Ônibus é muito importante para nós pois precisamos realizar vários exames de graça, como o de glicemia, e também as atividades. Isso é importante para mim e minha família”, comenta o aposentado.

A coordenadora do grupo Fonte de Águas Vivas, Ana Cristina Lima, falou sobre como a iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Sejusc, aproxima os idosos de serviços essenciais para a qualidade de vida deles.

“Essa ação está sendo muito importante porque muitos idosos não têm como se locomover para ir para longe. A maioria mora aqui pelas adjacências, e como está sendo ofertado muitos serviços, os grupos estão muito empolgados. Então ficamos muito felizes que está ocorrendo a ação”, diz Ana.

 

Serviços

A secretária executiva de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), Luciana Andrade, diz que é satisfatório poder levar, com acessibilidade, serviços necessários para as pessoas idosas de toda a capital e Região Metropolitana de Manaus.

“Essa é nossa primeira edição da unidade móvel de atendimento à pessoa idosa deste ano, e é com grande satisfação e felicidade que a gente realiza esse trabalho, hoje atendendo aqui a comunidade do São Francisco, por meio de dois grupos de idosos. É uma satisfação muito grande ver a alegria deles em serem atendidos bem, efetivando o que realmente querem”, pontua a secretária.

Coordenada pela Seadpi, a ação contou com analgesia e equipe de fisioterapia; medição de glicemia; aferição da pressão arterial e orientações de práticas saudáveis com a equipe de enfermagem; além de atendimento do programa Idoso Empreendedor e de serviços de manicure, corte de cabelo e design de sobrancelhas, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

 

FOTOS: Antônio Lima/Secom