Ouvidoria da Sejusc tem mais de 350 atendimentos no primeiro trimestre de 2023

Setor recebe manifestações de forma anônima ou identificada 

 

A Ouvidoria da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), é responsável por receber manifestações dos cidadãos sobre os serviços públicos prestados pelo órgão. Só nos três primeiros meses deste ano foram registrados mais de 300 atendimentos, com 75% das demandas solucionadas nesse período. 

É através da Ouvidoria que a população pode manifestar suas opiniões, dúvidas, elogios, sugestões e até mesmo reclamações. A principal função é acolher e garantir a satisfação dos cidadãos, dando o auxílio adequado e encaminhando aos setores responsáveis, como explica Erick Nogueira, responsável pelo setor. 

“A Ouvidoria realiza uma escuta humana, recebendo manifestações com presteza e imparcialidade, dando encaminhamento aos setores responsáveis e devolvendo  aos usuários uma resposta objetiva de orientação ou resolução das demandas”, explana o ouvidor. 

O setor é o principal canal da Sejusc para verificar atendimentos e serviços prestados nas cinco secretarias executivas, tanto para a sociedade quanto para o público interno. 

Qualquer pessoa física ou jurídica pode usar a ouvidoria para realizar uma manifestação de forma anônima ou identificada, com a sua sigilosidade garantida por lei. 

O registro pode ser feito por meio dos canais de atendimento presencial de segunda à sexta-feira, no endereço rua Bento Maciel, n° 2, conjunto Celetramazon, Adrianópolis, ou virtualmente sic@sejusc.am.gov.br ou no site da Sejusc, na aba  https://falabr.cgu.gov.br. Há, ainda, o telefone (92) 98454-8684.

As manifestações são encaminhadas aos setores de acordo com as competências e o prazo para resposta de uma manifestação é de até 30 dias. A Ouvidoria também é o canal de Acesso à Informação (SIC), onde se pode ter informações sobre a Secretaria. O prazo para resposta é de até 20 dias e pode ser solicitada em https://acessoainformacao.am.gov.br

“É importante que o cidadão se aproprie da ferramenta que é a ouvidoria, pois através dela que ele exerce sua cidadania, colaborando para a melhoria dos serviços públicos”, reforça Nogueira.

 

Fotos:  Lincoln Ferreira/Sejusc