Processo seletivo da Sejusc conta com vagas para PcDs atuarem como cuidador e auxilia

As Pessoas com Deficiência (PcDs) podem participar da Seleção Simplificada n° 001/2021, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), para os cargos de cuidador e auxiliar de cuidador, com o total de seis vagas disponíveis para PcDs. A inscrição é gratuita e pode ser realizada até as 23h59 do dia 11 de março por meio do site www.sejusc.am.gov.br, no banner “Seleção Simplificada n° 001/2021”, bastando preencher a ficha de inscrição e anexando os documentos comprobatórios.

A medida atende a Lei Estadual nº 4.605/2018, conforme redação dada pela Lei nº 5.295, de 28 de outubro de 2020, que estabelece a reserva de vagas para PcDs de 20% para cada cargo das vagas ofertadas em concurso público e processos seletivos. Pela redação da norma anterior à Lei nº 5.295, a cota ficava entre o patamar mínimo de 5% e o máximo de 20%.

Segundo a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, a seleção segue todos os trâmites legais e tem total transparência. “Até as 13h30 desta quarta-feira (10/03), a Sejusc recebeu o total de 1.223 inscrições. Todos estão em busca de oportunidade e de ajudar a população em situação de rua atendida no abrigo emergencial”, disse.

O promotor de Justiça dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência do Amazonas, Vitor Fonsêca, informou que o Ministério Público está desde o ano passado acompanhando concursos e processos seletivos do Estado e do município, para fiscalizar o cumprimento de reserva de vagas para Pessoas com Deficiência nos moldes da Lei Estadual nº 241/2015.

“É importante que a Administração Pública fique atenta a esse direito das pessoas com deficiência na elaboração dos editais e na convocação das vagas”, complementou.

Resultado – O resultado preliminar da Seleção Simplificada será publicado no site www.sejusc.am.gov.br nesta sexta-feira (12/03). A classificação final será feita pela soma dos pontos obtidos nos títulos e experiência, e apresentada em ordem decrescente de pontos.

Saiba mais – Os candidatos não eliminados, excedentes às vagas constantes no edital, serão mantidos em cadastro de reserva e poderão ser convocados para contratação mediante a disponibilidade de vagas que surgirem.

Entenda – O abrigo emergencial temporário voltado à população em situação de rua foi inaugurado no dia 25 de fevereiro, na área de Concentração do Sambódromo, rua Loris Cordovil, bairro Alvorada, zona centro-oeste.

Até 150 pessoas dessa população em vulnerabilidade devem ser abrigadas no espaço, que segue todas as especificações e protocolos de segurança, estabelecidos pelo Ministério da Saúde e por organismos internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS).