Projeto ‘Delas’: Governo do Amazonas capacita mulheres para romper ciclo de violência e entrar no mercado de trabalho

Dez mulheres se formaram nos ensinos Fundamental e Médio através da iniciativa

Há mais de 60 anos longe dos estudos, a aposentada Maria de Sousa, de 78 anos, conquistou seu certificado de Ensino Médio graças ao projeto Direitos, Equidade, Liberdade, Autonomia e Segurança entre as Mulheres (Delas). O programa é realizado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

Maria conta que precisou interromper os estudos em 1960 e por muito tempo acreditou que não teria a oportunidade de retornar. Nesta quinta-feira (30/10), ela estava no grupo de 10 mulheres que participou da cerimônia de formatura para a conclusão do ensino Fundamental e Médio, realizada no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) Compensa, zona oeste de Manaus.

“Eu sentia vontade de voltar aos estudos há muito tempo, mas sempre achei que não teria capacidade ou possibilidade para retornar. Graças ao projeto, eu consegui concluir o Ensino Médio e agora quero iniciar o ensino superior”, complementa a aposentada.

A auxiliar de serviços gerais Kellen Chaves, de 42 anos, também ficou afastada dos estudos e teve a oportunidade de concluir o Ensino Médio através do projeto. Ela conta que teve que abandonar os estudos em 1994 devido à necessidade de trabalhar para sobreviver. Em 2018, ela se viu em um relacionamento abusivo e enfrentou diversas agressões.

Em 2020, após ter adentrado no sistema prisional, Kellen foi encaminhada até o Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream), onde encontrou apoio psicossocial e decidiu retornar aos estudos. A formanda enfatiza que o projeto foi fundamental para abrir novas oportunidades profissionais.

“O projeto ‘Delas’ mudou a minha vida, não só a minha, mas também a de todas as mulheres que estão aqui hoje. Meu sentimento é de gratidão, por ter chegado até aqui e por todas as portas que estão se abrindo e que ainda vão se abrir graças a essa capacitação”, comemora.

A coordenadora da Gerência do Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed) da Secretaria de Educação, Kátia Menezes, destaca a importância do projeto para apoiar o desenvolvimento das mulheres e incentivar a continuidade de seus estudos e outras atividades.

“É uma importante participação social para as duas secretarias, que tem esse trabalho de apoio ao desenvolvimento e aos cuidados com as mulheres, assim como a cidadania em dar a continuidade aos seus estudos na faculdade ou fazendo outros cursos e outras atividades”, frisa a coordenadora.

Projeto “Delas”

O projeto atende mulheres que foram vítimas de violência e que enfrentaram desafios em sua trajetória educacional, ajudando-as a retomar os estudos. A maioria das participantes são assistidas e encaminhadas pelo Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream) e pelo Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem).

A iniciativa está sob a Coordenação de Promoção de Igualdade para o Mundo do Trabalho e Autonomia Econômica (CPIMT), da Sejusc, que desde 2019 atende mulheres vítimas de violência doméstica, vulnerabilidade financeira, privação de liberdade, entre outras situações de calamidade.

Noura Vieira, coordenadora do CPIMT, explica que, após essas mulheres saírem de situações de violência, muitas delas enfrentaram vulnerabilidade financeira devido à falta de qualificações necessárias para o mercado de trabalho.

A coordenadora ressalta que, após a regulamentação educacional, essas mulheres poderão ser inseridas no ambiente profissional e garantir sua independência financeira.

“Nós identificamos muitas mulheres que deixaram de fazer cursos de qualificação profissional e de ensino superior, porque não tinham o ensino Fundamental e Médio, e diante disso, fizemos uma parceria com a Secretaria de Educação, na qual as mulheres aceitaram esse desafio, concluíram os estudos e agora podem continuar o caminho acadêmico e profissional sem nenhum empecilho”, explica a representante da Sejusc.

Fotos: Ygson França / Sejusc