Projeto incentiva reflexão através de obras cinematográficas a adolescentes do sistema socioeducativo

Adolescentes da Unidade de Internação Provisória (UIP), participaram, nesta terça-feira (15/10), do projeto “Cine Socioeducativo”, que tem o objetivo de promover a reflexão e senso crítico em jovens do sistema socioeducativo através de obras do cinema. O projeto é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

A história de um jovem que salvou mais de 75 homens durante uma das batalhas da Segunda Guerra Mundial no drama indicado ao Oscar “Até o Último Homem” foi tema da primeira edição do projeto.

Aproximadamente 20 adolescentes participaram da sessão, que teve distribuição de pipoca e refrigerante. A ideia do projeto é oferecer aos jovens discussões profundas acerca do que é mostrado na tela.

Presente na sessão, a secretária executiva adjunta de Direitos Humanos da Sejusc, Edmara Castro, destacou a transformação que atividades como esta podem ocasionar aos internos. Segundo ela, a aplicação de atividades pedagógicas através do filme desperta o interesse dos internos para a interpretação e reflexão.

“É muito gratificante poder realizar uma ação como essa. Temos muitos jovens aqui que nunca tiveram a oportunidade de ir ao cinema, então é uma chance de eles conhecerem histórias como a desse filme”, frisou. “Os filmes são exibidos com o intuito de desenvolvermos uma reflexão crítica nesses adolescentes. Depois da sessão, eles escrevem sobre o que assistiram”.

Sobre o sistema – A Sejusc administra os cinco Centros Socioeducativos do Amazonas, que têm por finalidade promover o cumprimento da medida socioeducativa de internação, com a fiel observância ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e às diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) incumbindo a seus dirigentes e servidores zelar pela integridade física e mental dos adolescentes e adotar as medidas adequadas de educação, contenção e segurança.

O departamento garante os direitos sociais dos adolescentes e executa as medidas aplicadas pela autoridade judiciária, visando a inclusão social e a construção de alternativas que contribuam para a revisão de hábitos e valores morais.

Nos cinco centros administrados pela Sejusc, são oferecidas atividades como rodas de conversa, acompanhamento psicológico, atividades pedagógicas, oficinas terapêuticas e palestras.