Secretaria de Educação, Sejusc e Polícia Militar se unem em campanha social voltada para as escolas da rede estadual no interior

Ações se iniciam em Parintins no mês de maio e, posteriormente, seguem para os demais municípios

As secretarias de Estado de Educação e Desporto Escolar e de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), em parceria com a Polícia Militar do Amazonas (PM), desenvolverão, em conjunto, uma campanha social de sensibilização e valorização da Cultura de Paz, nas escolas da rede estadual de ensino dos municípios do interior do Amazonas. A iniciativa visa intensificar atividades voltadas para segurança escolar e atender a demais situações de vulnerabilidade social, que impactem no ambiente escolar.

As estratégias de atuação estão sendo definidas pelos coordenadores de cada instituição. A ideia é realizar palestras e dinâmicas de conscientização sobre a importância do combate ao uso de drogas e álcool, e práticas como bullying e assédio, que podem gerar uma série de consequências relacionadas ao desenvolvimento social dos estudantes. 

“É um trabalho que nós já vínhamos fazendo na capital e que, agora, vai se estender para o interior. Sabemos que, nesses últimos anos, todas essas questões atingiram os municípios. Então, várias situações sociais foram geradas por isso”, destacou a secretária executiva adjunta do Interior, da Secretaria de Educação, Ana Maria Araújo de Freitas. 

As atividades do projeto terão início, em maio, no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), onde haverá a atuação de profissionais responsáveis pelo setor psicossocial da Secretaria de Educação, da Sejusc e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Em seguida, serão desenvolvidas nos municípios de Rio Preto da Eva, Iranduba, Itacoatiara e Presidente Figueiredo (distantes a 57, 27, 176 e 117 quilômetros da capital, respectivamente).

A mobilização está prevista para ocorrer durante uma semana, com a participação de estudantes do Ensino Médio. Inicialmente, os órgãos envolvidos buscam realizar um trabalho preventivo, a fim de preservar a segurança dos alunos.

A secretária executiva de Direitos Humanos da Sejusc, Gabriela Campezartto, destacou a necessidade de abordar, cada vez mais, as questões das violações dos direitos humanos nas escolas. “A comunidade escolar se integra à rede que está fora da escola. É muito importante que a gente possa atingir esse público”, ressaltou a secretária.

Para o coordenador estadual do Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência (Proerd), tenente-coronel Alisson Henriques, a parceria entre Polícia Militar, Sejusc e Secretaria de Educação fortalecerá a segurança nas escolas da rede e contribuirá para a sensibilização das comunidades, no interior do estado.

“O foco principal são as comunidades escolares. Não somente o aluno, mas também diretores, professores, merendeiros e secretários. É um trabalho que vai dar muito certo, assim como todos os outros que temos desenvolvido em parceria voltada para o atendimento social e prevenção às drogas e à violência”, disse.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar