Sejusc capacita Organizações da Sociedade Civil e prefeituras para alinhamento de parcerias

Objetivo é alinhar as informações para que as políticas públicas sejam aplicadas com êxito

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) promoveu, nesta segunda-feira (13/03), a “1ª reunião de orientação de entes com parcerias firmadas ou a firmar”. O objetivo é alinhar as informações para que as políticas públicas sejam aplicadas com êxito.

O público do treinamento foram os representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e de prefeituras municipais que já são parceiros ou que firmarão parceria com a pasta a partir deste ano. Outra reunião, desta vez on-line, está agendada para a quarta-feira (15/03).

Coordenado pelo Departamento de Transferência Voluntários e Prestação de Contas (DTVPC), foram abordados temas administrativos, entre eles estão: planejamento e celebração; novas regras de análise e aprovação de projetos; liberação de recursos, e prestação de contas, como frisou Jussara Pedrosa, titular da Sejusc.

“Hoje os parceiros receberam informações e orientação sobre o novo fluxo processual que será adotado pela nova gestão. Estamos envidando esforços para otimizar o trabalho e a gestão dos procedimentos e recursos repassados pela Sejusc, para a implementação de projetos nas áreas de atuação da secretaria”, pontuou a secretária.

A chefe do DTVPC, Joseane Guimarães, comentou a capacitação.  “Pelo período da manhã tivemos a apresentação das abordagens de 2023, os processos a serem enviados para a Sejusc. Pela tarde, tivemos palestras sobre prestação de contas, emendas parlamentares e prestações especiais.

Pedro Penalber, administrador financeiro do Abrigo Moacyr Alves, instituto parceiro da Sejusc, pontuou sobre a importância da capacitação e como se sente fazendo parte dela.

“Essa é a primeira vez que está havendo uma capacitação da Sejusc, durante o tempo que estamos fomentando, e é uma satisfação participar dessa primeira reunião da nova gestão. Tudo é muito útil para a nossa instituição e as outras presentes. Saber sobre as modificações e estar sempre se atualizando”, pontuou Pedro.

A capacitação foi realizada no PAC Compensa, na zona oeste de Manaus, e contou com cerca de 80 participantes.

Fotos: Lincoln Ferreira/Sejusc