Sejusc capacita servidoras de Novo Airão para atendimento a mulheres em situação de violência
Município vai inaugurar uma Casa de Acolhimento neste mês
Levar atendimento de qualidade, humanizado e sem revitimizar mulheres em situação de violência é uma característica da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Desde segunda-feira (05/08), a pasta está capacitando servidoras de Novo Airão (a 155 quilômetros de Manaus), que irão atuar na Casa de Acolhida, com previsão de inauguração neste mês.
Até a quarta-feira (07/08/), 11 servidoras, entre advogada, assistente social, psicólogas, recepcionista e demais atendentes passarão pelos treinamentos ofertados pela Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM).
A capacitação conta com técnicas de acolhimento à mulher em situação de violência, orientação sobre abordagem e como passar a informação respeitando o tempo de cada assistida, além de práticas necessárias para que a mulher consiga buscar mecanismos e sair do ciclo de violência.
A gerente do projeto Direitos, Equidade, Liberdade, Autonomia e Segurança entre as Mulheres (Delas), Jucicléia Lima, diz que a capacitação foi solicitada pela rede de proteção da mulher de Novo Airão e é um meio de expandir as políticas de proteção da mulher para o interior.
“Essa parceria é fundamental porque fala da importância do acolher, no sentido de acolher não só de abrigar, mas do acolhimento em si, da mulher se sentir segura, de ela buscar a rede e sentir que ali ela foi acolhida, que ela foi amparada no momento que ela precisou”, explica a gerente a forma como as profissionais estão sendo preparadas.
Naiandra Cardoso é assistente social há 7 anos e, pela primeira vez, vai trabalhar especificamente com mulheres em situação de violência. Ela acredita que as teorias e práticas feitas no Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) da zona centro-sul serão fundamentais para seu dia a dia.
“A gente busca ter o maior conhecimento aqui que é para a gente levar para lá, proporcionar o melhor para essas mulheres que sofrem de violência no nosso município, para nós agregarmos e, até diminuir um pouco o sofrimento dela”, pontua a participante.
Agosto Lilás
As ações da Sejusc na campanha Agosto Lilás se estendem também ao interior do Amazonas. Na segunda quinzena, a pasta vai reunir com a rede de proteção de Novo Airão e capacitar os comerciantes locais sobre o protocolo Não é Não, em vigor desde junho deste ano.
Também está na programação a abordagem nas escolas, com palestras sobre os direitos das mulheres de todas as idades, e uma marcha de combate à misoginia que vai culminar na inauguração da Casa de Mulheres de Airão.
FOTOS: Ygson França/Sejusc