Sejusc capacita servidores para atendimento à pessoa com deficiência visual
Atividade ocorreu, nesta terça-feira (25/02), no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola
A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) promoveu, na manhã desta terça-feira (25/02), uma capacitação sobre atendimento à pessoa com deficiência visual. A atividade ocorreu no Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Cidade Nova, zona norte) e foi direcionada a colaboradores do projeto Amazonas Eficiente e público geral. Ao todo, 30 pessoas participaram.
Conforme o coordenador do Amazonas Eficiente no Centro de Convivência, Fábio Lamego, a capacitação desta terça-feira é primordial para os servidores do Centro de Convivência que atuam diretamente com a população PCD. “A Sejusc sempre busca capacitar seus colaboradores para proporcionar, cada vez mais, um melhor e mais adequado atendimento à pessoa com deficiência. É muito importante para a gente, pois trabalhamos diretamente com este grupo”, acrescentou Lamego.
A palestra foi ministrada pela professora Karla Oliveira, deficiente visual há 6 anos em decorrência do diabetes. Durante o bate-papo, que durou cerca de 1h, ela pontuou diversos cuidados no relacionamento com pessoas cegas.
“A motivação desta palestra é trazer conhecimento para as pessoas, porque muitas não sabem como lidar com um deficiente visual. Então, trazer esse conhecimento sobre como lidar, falar e atender essa pessoa, no seu processo de autonomia, é de extrema importância”, frisou a profissional, que realiza a atividade há pelo menos três anos.
Frequentadora do Centro, Aldenora de Jesus, de 69 anos, foi uma das participantes. Em determinado momento da capacitação, ela integrou uma dinâmica onde aprendeu a maneira correta de guiar uma pessoa com deficiência visual. “A palestra foi ótima e superimportante. Aprendi muitas coisas que não sabia e, agora, sei. Espero botar tudo em prática o quanto antes. Esse tipo de atividade é fundamental para todos os tipos de deficiência, não somente a visual”, finalizou.
Amazonas Eficiente
Antigo Amazonas + Inclusão, o projeto oferece serviços de fisioterapia, fonoaudiologia e atividades de desenvolvimento psicomotor, buscando a autonomia de pessoas com deficiência e promovendo a inclusão.
FOTOS: Ygson França/Sejusc