Sejusc leva ação de combate ao preconceito para escola no bairro São Jorge

Participam das rodas de conversas alunos do 6° ao 9° ano da Escola Estadual Fueth Paulo Mourão

 

A Escola Estadual Fueth Paulo Mourão, localizada no bairro São Jorge, na zona oeste de Manaus, recebe nesta quinta-feira (20/02), das 8h às 11h, mais uma edição das rodas de conversas “Conhecendo nossos Direitos”, uma ação realizada pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos, com apoio do Departamento de Promoção de Direitos Humanos, ambos da Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc).

Nas conversas, técnicos da secretaria abordam diversas temáticas. No entanto, o foco principal é divulgar informações de combate ao preconceito, ao racismo e à intolerância religiosa. De maneira dinâmica, os profissionais escutam os adolescentes do 6° ao 9° ano e estimulam diálogos de respeito, sensibilizando-os, juntamente com a comunidade escolar, sobre os direitos humanos.

Segundo a secretária Caroline Braz, titular da Sejusc, o objetivo é criar uma rede entre os estudantes e que eles saibam como reagir contra o preconceito e que possam ajudar colegas que passam pela situação. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional é crime. “ O Governo do Estado vem trabalhando com a conscientização através de abordagens educativas, por isso, seguimos com atividades diversificadas em escolas públicas”, destacou a titular da pasta.

Na ação desta quinta-feira estarão presentes as gerências da Igualdade Racial e Respeito à Diversidade Religiosa, Políticas sobre Álcool e outras Drogas, Diversidade de Gênero, Políticas para Mulheres, e do Idoso.

Outras rodas de conversas foram realizadas nos últimos dias 18 e 19 na unidade de ensino. Em março, de 17 a 19, das 14h às 17h, a escola Fueth Paulo Mourão receberá novamente a ação.