Sejusc oferta serviços para todos os públicos na 4ª edição da Câmara Cidadã

Os atendimentos seguem até a sexta-feira.

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), participou da 4ª edição da Câmara Cidadã, promovida pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), iniciada nesta quinta-feira (11/04). Os serviços para todos os públicos atendidos pela pasta estarão disponíveis até a sexta-feira (12/04), no Sambódromo. 

Jussara Pedrosa, titular da Sejusc, visitou os estandes da pasta e acompanhou os atendimentos. Ela reforça que a parceria entre Governo do Amazonas e a Câmara Municipal leva ainda mais serviços à população, garantindo facilidade. 

“Nós estamos ofertando todos os serviços da Sejusc, seja para pessoa com deficiência, mulher, cidadania, direitos humanos, crianças, adolescentes e idosos, é a Sejusc presente em todo lugar. Temos serviços aqui de RCN, Receita Federal, orientação para mulheres, atendimento jurídico, atendimento para crianças e adolescentes no combate ao assédio sexual”. destacou a secretária. 

O atendimento inicia às 8h e segue até às 17h, até esta sexta-feira. Para as pessoas com deficiências (PcD) há oferta de orientação jurídica e cadastramento para emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), também houve a oferta de Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPCD); Passe Livre; Passe Legal; Passa Fácil e cadastro para o Crédito + Inclusão. 

Para as mulheres, há a oferta de atendimento psicossocial e jurídico e encaminhamento para os órgãos responsáveis, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream).

Na área de cidadania estão sendo executados emissão de documento de hipossuficiência, para emissão gratuita do registros de certidão de nascimento (RCN), além do Pronto Atendimento Virtual (PAV), regularizando a inscrição  e alteração de CPF e CNPJ.

Na área de direitos humanos, a Sejusc está com ações de prevenção e escutas qualificadas a pessoas em situação de vício, e encaminhamentos para Posto de Interiorização e Triagem de Manaus (PTRIG), no caso de migrantes. 

A Secretaria Executiva dos Direitos da Criança e Adolescente (Sedca) ofereceu serviços de orientações sobre os direitos das crianças, além de uma trilha orientativa sobre prevenção ao abuso sexual e outras violências. 

Lucineide Carvalho, comerciante de 44 anos, conta que foi buscar informação para registrar uma criança no seu nome, e ter direitos a todos os benefícios. 

“Eu vim buscar informação para ajudar uma criança de 11 anos que só está registrado no nome da mãe e a mãe não está presente na vida dele, que está sendo criada por mim. Ele tem direito a benefícios e também para eu responder por ele sem precisar da procuração da mãe”, explicou Lucineide, uma das atendidas no local. 

Ao público idoso foi oferecido o cadastramento e orientação  para o projeto Idoso Empreendedor, com as pessoas com mais de 45 anos que desejam ter o seu próprio negócio.  

Fotos: Lincoln Ferreira/Sejusc