Sejusc participa da 2ª edição da Câmara Cidadã, na zona sul de Manaus

As ações foram voltadas para mulheres, idosos e pessoas com deficiência

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), participou, nesta quinta-feira (1º/06), da 2ª edição da Câmara Cidadã, promovida pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) e realizada no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, na zona sul da capital. Os serviços oferecidos foram voltados às mulheres, pessoas com deficiência (PcDs) e idosos.

Para as mulheres foram ofertados atendimentos psicossocial e jurídico e encaminhamento para os órgãos responsáveis, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream), entre outros.

Aos PcDs, além do atendimento com orientação jurídica e cadastramento para emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), também houve a oferta de Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPCD); Passe Livre; Passe Legal; Passa Fácil e cadastro para o Crédito + Inclusão.

A coordenadora da ação da pasta de PcDs da Sejusc, Rosilene Pinheiro, explica que o atendimento iniciou na quarta-feira (31/06) e seguiu até esta quinta.

“Nós estamos hoje na ação realizando serviços de cidadania aos PcDs. Qualquer pessoa com deficiência pode chegar aqui e vai encontrar atendimento e orientação especializada, fornecida pela equipe da Sejusc”, destacou a coordenadora.

Ao público idoso é oferecido o cadastramento para o projeto Idoso Empreendedor, uma parceria da Sejusc com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). A iniciativa disponibiliza uma linha de crédito de até R$ 21 mil, para idosos a partir de 45 anos que desejam ter o seu próprio negócio.

Fotos: Iasmin Lima /Sejusc