Sejusc participa da ação Abril Azul no centro de convivência da família Maria de Miranda Leão

O projeto visa beneficiar crianças autistas

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), juntamente com a Secretaria de Assistência Social (SEAS), realizou hoje no Centro de Convivência da Família Maria de Miranda Leão, o projeto Mais Vida, em alusão ao mês da conscientização mundial do autismo.

A ação conta com atendimentos a crianças autistas para a emissão da carteira Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), e a orientação e solicitação do passe intermunicipal.

Crianças da Associação Amazonense do Transtorno do Espectro Autista (AATEA) foram convidadas a comparecer e mais de 70 atendimentos foram realizados neste projeto, dentre eles, o de Rafael, de 7 anos, ele fala sobre o atendimento “foi bom, foi legal, eu gostei demais”.

A assistente social do projeto “Mais Vida”, Bárbara de Carvalho, relata que o objetivo principal é trabalhar no atendimento e prestação de serviços para crianças autistas.

“Com isso convidamos a Sejusc para essa ação e fomos muito bem recebidos, a secretaria tem uma grande responsabilidade social para a retirada desses documentos e para a prestação de assistências aos autistas”, afirma Bárbara.

A representante da Sejusc no projeto, Rosilene, esteve presente nos atendimentos e cadastros.

“Hoje tivemos uma recriação com as crianças autistas, utilizamos brinquedos e acompanhamos a importância da diversão e brincadeira no momento de tirar a digital. Não tivemos nenhuma intercorrência de crianças agitadas ou em crise durante o atendimento, tivemos muita alegria durante o evento” relata a representante. Houve também orientação aos pais sobre a importância da utilização do aplicativo SASI e como pode ser solicitado o passe intermunicipal.

Fotos: Lincoln Ferreira/Sejusc