Sejusc participa da ação ‘Rua Azul 2024’ levando serviços de cidadania a pessoas com Transtorno do Espectro Autista

A iniciativa visa facilitar o acesso da população aos atendimentos

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) participa da “Rua Azul 2024”, iniciativa promovida pelo Instituto Autismo no Amazonas (IAAM) voltada às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação, que ocorre nesta sexta-feira (22/03) e sábado (23/03), tem como objetivo levar serviços de cidadania aos moradores do bairro Parque Dez, localizado na zona centro-sul de Manaus.

A Sejusc participa da ação por meio da Secretaria Executiva de Direitos da Pessoa com Deficiência (SePcD), responsável pela solicitação e emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), atendimento jurídico e orientação sobre benefícios voltados às Pessoas com Deficiência (PcD). 

Para a emissão da carteira, os interessados devem apresentar documento com foto; foto 3×4; comprovante de endereço; laudo médico do SUS que ateste o diagnóstico de TEA com data, assinatura e número do registro profissional (CRM) do médico responsável.

Após aprovado os dados, a carteira tem um prazo de no mínimo 15 dias para ser emitida e pode ser retirada em qualquer unidade do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC).

A dona de casa Wislene Vieira aproveitou a ação para solicitar a Ciptea para seu filho Enzo Vieira, de 8 anos, e destacou a facilidade de acesso aos serviços.

“Eu vim atrás da carteira da Ciptea nesse evento que aconteceu hoje. Eu vi pelas redes sociais que hoje teria emissão da esteira e aproveitei pra vir com o meu filho, porque pra mim seria melhor vir aqui, por ser mais perto de casa. O atendimento foi maravilhoso. Eu cheguei cedo, basicamente não tinha tanta gente pra tirar, então foi tudo certo”, expõe Wislene.

Além da emissão de documentos, a ação também oferece atividades recreativas voltadas às crianças e conta com feiras de apoio ao empreendedorismo local, incluindo venda de alimentos e itens de customização. Participam da ação, além da Sejusc, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Agência de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (ADS), empresas privadas como a Bic e a universidade Uninorte.

A representante da Sejusc na ação, Rosilene Pinheiro, ressalta a necessidade de aproximar os serviços da população.

“Nos dias 22 e 23, nós da Sejusc estamos aqui no IAAM, ofertando os serviços de solicitação de documentos e orientação jurídica. Trazer esses serviços para bairros, em ações sociais, é de suma importância, porque os moradores nem sempre tem como se deslocar para receber um atendimento, uma orientação, então com a gente aqui hoje, com certeza facilitou a vida da população”, complementa Rosilene.

Fotos: Ygson França/Sejusc