Sejusc participa de audiência pública sobre violência contra mulheres no Amazonas
Evento aconteceu no Plenário Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas

O segundo dia da Campanha “16 dias de Ativismo pela Eliminação da Violência contra a Mulher”, aderida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), iniciou com uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), nesta terça-feira (26/11).
A ação Internacional é encabeçada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e teve início na segunda-feira (25/11), data que marca o “Dia Laranja”, da Não-Violência Contra a Mulher.
A audiência desta manhã foi proposta pela deputada estadual Alessandra Campelo (MDB) e contou ainda com a participação da Secretária Estadual de Assistência Social, Márcia Sahdo. Durante o evento, a secretária da Sejusc, Caroline Braz, representou o governador do Amazonas, Wilson Lima, junto da sociedade civil e entidades de apoio às mulheres.
“O Governo do Amazonas está trabalhando na capacitação, incentivo financeiro de mulheres para que elas se libertem cada vez mais de relacionamentos abusivos”, disse Caroline Braz. “O Governo está tratando a pauta da mulher como prioridade, implementando e efetivando políticas públicas realmente eficazes”.
Encaminhamentos – As principais pautas abordadas na audiência pública devem compor uma carta, a ser elaborada ao fim da Campanha de Ativismo e entregue ao governador Wilson Lima. O objetivo é que o documento sirva de base para o planejamento de ações de combate à violência contra a mulher para os próximos três anos de gestão.
A campanha – “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” é uma campanha internacional, criada durante o primeiro encontro “Women’s Global Leadership Institute”, em 1991. Desde então, a data é apoiada por instituições, escolas e sociedade civil de todo o mundo.

Programação – A próxima atividade acontece nesta quarta-feira (27/11), no Largo de São Sebastião, em parceria com o Comitê de Combate à Violência Obstétrica (CVO).
No local, A Sejusc oferecerá serviços do Ônibus da Mulher, junto com uma Mostra de Boas Práticas do Comitê de Combate à Violência Obstétrica.
No dia 28/11, às 9h, o CVO realizará uma audiência pública sobre violência obstétrica, no Parque do Mindú, localizado na Rua Perimetral, Parque 10.
No dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate a Aids, será realizada uma roda de conversa no Colégio Militar da Policia Militar do Conjunto Viver Melhor 2. A programação contará ainda com testes rápidos de HIV.
Já no dia 6 de dezembro, às 17h, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência Contra as Mulheres, a Sejusc,em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), realizará a “Caminhada dos Homens pelo fim da Violência”. A saída será do Fórum Azarias Menescal, na Avenida Autaz Mirim, 8812, Jorge Teixeira.
Para encerrar, no dia 11 de dezembro, a Sejusc fará a I Mostra de Trabalhos da equipe interdisciplinar do Serviço de Apoio à Mulher, Criança e Idoso (Samic) de Itacoatiara. A programação será realizada no auditório do Fórum de Itacoatiara, na rua Acácio Leite, 350.