Sejusc participa de seminário nacional pelos 35 anos do ECA com foco nas infâncias da Amazônia
Encontro reuniu representantes da rede de proteção para debater a garantia de direitos de crianças e adolescentes na região
A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) participou, nesta terça (08/07), do seminário nacional em alusão aos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), realizado no Auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), em Manaus. O evento reuniu integrantes da rede de proteção dos direitos infantojuvenis para discutir as infâncias da Amazônia.
A programação acontece até quarta-feira (9/07) e conta com mesas de debate, rodas de conversa e homenagens a profissionais que atuam nas políticas públicas voltadas ao público infantojuvenil. A secretária executiva de Direitos da Criança e do Adolescente da Sejusc, Rosalina Lôbo, falou sobre as estratégias utilizadas no Amazonas para prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes.
“Hoje o ambiente escolar é nosso principal território porque é lá que vamos nos conectar com esse público. Dentro desse ambiente, desenvolvemos oficinas, rodas de conversa e brincadeiras com intencionalidade para se conectar com esse público. Além de ações nas comunidades e associações onde o governo não alcança diretamente. Nosso objetivo é que as crianças e adolescentes saibam identificar situações de violência e conheçam os canais de denúncia”, afirmou Rosalina.
A Sejusc conta com uma equipe técnica de 64 profissionais dedicados à escuta e ao atendimento psicossocial, com ações permanentes nas escolas e comunidades.
A presidente do Fórum Estadual dos Conselheiros Tutelares do Amazonas (Fectam), Silvia Carla Furtado, destacou a relevância do evento como espaço de articulação entre os diferentes segmentos da rede de proteção.
“Além de refletirmos sobre os desafios, celebramos também as conquistas desses 35 anos do ECA. Hoje temos a presença de conselhos tutelares, fóruns, OSCs e do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. É um momento histórico de reconhecimento a quem construiu essa trajetória”, disse Silvia.
Políticas estaduais
Além das pautas em defesa dos direitos infantojuvenis, a Sejusc também atua na ressocialização de adolescentes em conflito com a lei, em cinco unidades socioeducativas, com projetos baseados nos princípios do ECA.
Ainda este ano, o Governo do Amazonas deve entregar o Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente. O espaço reunirá, em um só local, os serviços voltados ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência, oferecendo acolhimento especializado e atendimento de diversas naturezas.
Fotos: Lincoln Ferreira/Sejusc