Sejusc promove interação entre estudantes e grupo de idosos em atividade intergeracional

Atividade integra eixo do EnvelheSer 60+

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), esteve na sexta-feira (07/06), no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, na zona leste de Manaus, promovendo um encontro entre gerações distintas, levando a conscientização sobre como envelhecer com qualidade de vida.

A atividade contou com a participação de cerca de 120 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e faz parte do calendário de atividades do Junho Violeta – mês de combate à violência contra a pessoa idosa. 

A ação é coordenada pela Secretaria Executiva Adjunta dos Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi). No local, houve apresentação de carimbó, e dinâmicas com perguntas e respostas. 

A coordenadora de Ações Itinerantes da Seadpi, Isana Hipólito, destaca que esse tipo de encontro promove a comunicação e o convívio entre as diferentes gerações, trazendo consciência sobre o respeito e a convivência harmoniosa. 

“O nosso objetivo é levar abordagens educativas sobre o processo de violações de direitos da pessoa idosa, para que esses alunos, quando se tornarem adultos, não sejam possíveis agressores. Então a gente está com essa campanha, no Junho Violeta, intensificando as propostas de incentivar o combater a violência contra a pessoa idosa” frisa Isana. 

Conscientização

A estudante Ana Júlia, de 15 anos, relata que tem uma convivência muito boa com seus avós, e acha que o evento veio de forma assertiva para tornar seus conhecimentos melhores, de acordo com o tempo de vivência.  

“Minha vivência com os meus avós é uma relação ótima, eu amei o evento e, particularmente, achei esse projeto uma iniciativa ótima da escola, em juntar tanto a nossa turma quanto os outros idosos e eu achei isso maravilhoso. Acho que a escola acertou em cheio quando fizeram essa proposta, acertaram assim no alvo, foi ótimo”, avalia a estudante. 

O EnvelheSer60+  é um programa de conscientização para combater a Violência contra idoso. Segundo dados do Instituto Brasileiro Geográfico e Estatístico (IBGE), o Amazonas registrou  821 casos de violência contra idosos, chegando ao índice de 19.8 denúncias por 100 mil habitantes.

Próximas atividades 

  • Início da Operação Virtude, com visitas domiciliares, da equipe Psicossocial do CIPDI, a partir do dia 10 de junho; 
  • Visita à fábrica COMPONEL, com palestra sobre envelhecimento – 13 de junho, das 7h30 às 08h30; 
  • Em parceria com o Amazonas Shopping será feita palestra sobre “Empreender no Envelhecer” entre os dias 24 e 28 de junho,  das 13h às 17h.
  • Encerramento da campanha Junho Violeta em Maués, no dia 28 de junho.

 

FOTO: Lincoln Ferreira/Sejusc