Sejusc promove manhã de bem-estar para mulheres atendidas pelo Cream

Ação busca levar saúde e autocuidado para vítimas de violência

FOTO: Gabriel Soares/Sejusc

Em alusão ao mês da mulher, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM), realizou nesta sexta-feira (25/03) evento para o bem-estar e saúde das mulheres assistidas pelo Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream), no bairro Educandos, zona sul da cidade.

A ação tem como objetivo garantir o autocuidado, embelezamento e saúde de mulheres em situação de violência. Entre os serviços de saúde oferecidos estão realização de 18 exames preventivos, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. No Camarim da Beleza foram ofertados design de sobrancelha, maquiagem, esmaltação e penteados. Além disso, a iniciativa contou também com bazar, música ao vivo e zumba.

De acordo com a secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, as ações de bem-estar e autoestima são essenciais para mulheres que passaram por algum tipo de violência.

“Esses eventos ajudam essas mulheres a entenderem que merecem dar a volta por cima e que podem ser empoderadas. Graças a sensibilidade do Governo do Estado, ações como essa ajudam muitas mulheres”, afirmou ela.

A secretária executiva de Políticas para Mulheres (SEPM), Maricília Costa, ressalta que a rede de proteção da Sejusc trabalha para que todas essas mulheres vítimas de violência se sintam protegidas.

“Estamos sempre dispostas para acolher mulheres vítimas de violência, e não só acolher, mas proporcionar melhorias na autoestima para que elas possam se recuperar da melhor forma possível”, disse ela.

Experiência – Uma assistida pelo Cream, de 49 anos, comentou sobre como o centro a ajudou superar a violência sofrida.

“Eu me sentia muito arrasada e procurei ajuda aqui. Melhorei bastante com o aconselhamento, as palavras de apoio que nos dão. Eu sou muito agradecida, me sinto bem melhor e aconselho que outras venham procurar ajuda, porque sozinhas não vamos a lugar nenhum, e pedir ajuda é sabedoria”, declarou ela.

O evento foi realizado em parceria com profissionais do Serviço Social do Comércio (Sesc), da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) e das consultoras de beleza Mary Kay.