Sejusc realiza ação preventiva para crianças e adolescentes e inclusão de PcD no jogo entre Vasco e Audax

Equipes orientaram torcedores sobre violações de direitos humanos

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou nesta quinta-feira (08/02), uma ação preventiva de triagem e abordagem de direitos humanos na partida de futebol entre Vasco e Audax-RJ, a favor das crianças, adolescentes e Pessoas com Deficiência (PcD). A ação ocorreu durante todo jogo, na Arena da Amazônia. 

Coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos das Crianças e Adolescentes (Sedca), a iniciativa teve o objetivo de conscientizar e orientar a sociedade sobre as violações de direitos infantojuvenis. Além da identificação de crianças e adolescentes, por meio do crachá criado pela secretaria, para garantia dos seus direitos e incentivo da utilização em eventos festivos pela população.

A atividade contou também com as equipes técnicas da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD), que disponibilizaram cadeiras de rodas para torcedores com dificuldade de locomoção e apoio técnico de garantia dos seus direitos. Cerca de 9 PcD foram prestigiar a partida. 

A secretária executiva de Direitos Humanos, Gabriella Campezatto, falou da importância da Sejusc nesses grandes eventos. “A Sejusc se faz presente no jogo do Vasco e Audax, para garantir os direitos de crianças, adolescentes, pessoas com deficiências, mulheres e idosos. Para que não haja nenhuma violação de direitos hoje, seja um dia de lazer e que todos tenham um bom jogo”, comentou.

Roger Wandrow, PcD com deficiência física, falou da sua emoção de ver o jogo Vasco em um espaço próprio para os cadeirantes. 

“É uma sensação muito boa assistir o Vasco, meu time de coração, que está aqui em Manaus, e é muito legal estar no espaço PcD que a Sejusc disponibiliza e pensa na gente. É uma área muito bacana para todas as Pessoas com Deficiência”, enfatizou o torcedor.

FOTOS: Ygson França / Sejusc