Sejusc reforça conscientização sobre idadismo na Semana Estadual da Pessoa Idosa
Ações buscam aproximar gerações diferentes e usar respeito como base
Visando promover a reflexão, conscientização e a comemoração dos direitos e bem-estar das pessoas idosas, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) promove, nesta quarta-feira (24/09), a abertura da Semana Estadual da Pessoa Idosa no Amazonas. A programação segue até 30 de setembro e traz ações focadas em combater e conscientizar sobre o idadismo, também conhecido como etarismo, – prática de preconceito e discriminação contra pessoas mais velhas.
A Semana foi instituída pela lei 2.877, de 30 de março de 2004, e é dedicada a reconhecer e valorizar a contribuição dos idosos na sociedade. A Sejusc conta com a Secretaria Executiva dos Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) e responde, administrativamente, pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Amazonas (Cedpi/AM), além de atuar com o programa estadual EnvelheSer 60+, que promove cuidados, lazer e auxilia na independência integral de pessoas a partir dos 45 anos.
O tema “Diga NÃO ao idadismo: respeito em todas as fases da vida” foi proposto pela secretaria, com uma programação que inclui caminhada na orla da Ponta Negra, abordagens educativas com entrega de material gráfico, aulão de dança, apresentações teatrais com representações sobre a importância de respeitar as pessoas idosas.
A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, destaca que o compromisso com as políticas para as pessoas idosas é vista do cotidiano da pasta e reforçada com campanhas.
“Temos equipamentos para atender idosos em situação de violência, inauguramos a primeira Casa de Passagem do Estado e temos projetos como o Idoso em Movimento e o Pé na Estrada, que proporcionam lazer e bem-estar. Tudo isso reflete nosso compromisso em uma atenção integral à pessoa idosa e agora, na Semana Estadual da Pessoa Idosa, temos atividades bem legais para envolver a todos”, afirma Jussara.
Atividades
Quarta-feira (24/09): Abertura da Semana Estadual da Pessoa Idosa, com atividades coletivas na Faixa Liberada, na Ponta Negra, das 17h às 19h30;
Quinta-feira (25/09): Abordagem educativa na Escola Estadual Adalberto Valle, das 8h às 10h;
Sexta-feira (26/09): Abordagem educativa na Escola Estadual Antônio Lucena Bittencourt, das 13h30 às 15h30;
30 de setembro: Encerramento da Semana Estadual da Pessoa Idosa, com oferta de serviços de saúde, orientação jurídica e gincana violeta, no Ginásio Poliesportivo de Novo Airão, das 8h às 13h.
Fotos: Ygson França/Sejusc