Servidoras da Sejusc que lidam com mulheres vítimas de violência são qualificadas sobre saúde da mulher
Cerca de 60 funcionárias participaram da ação promovida pela Semsa
A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu nesta quinta-feira (15/06), a ação “Saúde da Mulher”, voltada às servidoras que atendem mulheres vítimas de violência. A capacitação foi voltada para profissionais de serviço social e psicologia da secretaria.
A ação, que contou com cerca de 60 servidoras, foi coordenada pela Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM) e teve como objetivo principal conscientizá-las sobre os serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura de Manaus e aos quais as vítimas podem ter acesso, quando necessário.
Na conversa foram abordados temas como prevenção da gravidez, métodos anticoncepcionais, pré-natal, preventivo, prevenção e tratamento do câncer de colo de útero, entre outros. A palestrante e assistente social da Semsa, Neide Costa, explica a importância da atividade.
“Estou aqui hoje para trazer a informação de quais políticas de saúde oferecemos para mulheres no município de Manaus. O conhecimento para essas mulheres que trabalham com o público é indispensável, porque elas acabam repassando essas informações para seus pacientes”, relata Neide.
Houve também uma roda de debate, onde as participantes puderam expor suas dúvidas e foram respondidas e orientadas pela palestrante. A assistente social, Kely Carvalho, conta como foi a sua experiência participando da palestra.
“Foi muito proveitoso, achei muito interessante e importante essa capacitação, porque é a demanda que eu atendo, o público de mulheres. Se nós tivermos as informações corretas, as mulheres que são atendidas não precisam correr de um lado para o outro, sem norte, mas sim chegar no local certo, para que possam ter o seu atendimento humanizado”, explica Kelly.
A capacitação ocorreu em duas turmas, divididas em grupos pela manhã e à tarde, para que todas pudessem participar.
Fotos: Raine Luiz/Sejusc