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Perguntas Frequentes

O que são Direitos Humanos?

São direitos inerentes a todos os seres humanos, independente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.

O que a Sejusc faz?

Coordena e executa a Política Estadual de Direitos Humanos, desenvolvendo no âmbito estadual, programas, projetos e serviços inerentes para criança e adolescente, mulheres, cidadania, idosos, população em situação de rua, diversidade e gênero, migração e refúgio, políticas sobre álcool e outras drogas, promoção da igualdade racial, trabalho escravo, tráfico de pessoas, diversidade religiosa e Pessoa com Deficiência (PcD).

A Sejusc emite a Carteira de Identidade Nacional?

Não, a emissão é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio de agendamento no site da secretaria. A Sejusc realiza o atendimento da Identidade, por meio encaminhamento para os Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) da capital e interior.

Em que setores ou áreas a Sejusc atua?

As ações da Sejusc se desenvolvem nas seguintes áreas:

  • Criança e adolescente;
  • Mulheres;
  • Diversidade e Gênero;
  • Promoção da igualdade racial e religiosa;
  • Migração, refúgio, trabalho escravo e tráfico de pessoas;
  • Política sobre drogas;
  • Pessoas idosas e envelhecentes;
  • Atendimento socioeducativo a adolescentes em conflito com a lei;
  • População em situação de rua;
  • Cidadania, viabilizando o acesso da população através dos Prontos Atendimentos ao Cidadão (PAC)
  • Direitos do Consumidor, por meio da Secretaria Executiva de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon/AM).
O que é o Departamento de Promoção e Defesa de Direitos (DPDD)?

Integra a estrutura da Sejusc, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, e responde pela promoção, proteção, defesa e implementação dos direitos humanos, em consonância com os ordenamentos e documentos nacionais, estaduais e internacionais que regem o tema. O DPDD é composto por gerências:

    • Gerência de Promoção da Igualdade Racial e Respeito à Diversidade Religiosa (GPIR)
    • Gerência de Política sobre Álcool e outras Drogas (GPAD)
    • Gerência de Diversidade e Gênero (GDG)
    • Gerência de Migração, Refúgio, Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo (GMIG)
    • Gerência de Políticas à População em Situação de Rua (GPOP)
    • Serviço de Atendimento, Responsabilização e Educação ao Agressor (SARE)
Qual a finalidade da Gerência Diversidade e Gênero?

É responsável por articular, mobilizar e viabilizar a efetividade das políticas públicas de direitos LGBTQIAPN+, com serviços de atendimento psicossocial, equipe jurídica, promoção da educação e a conscientização sobre questões de gênero em instituições públicas e privadas, além do encaminhamento para a rede de apoio.

Qual a finalidade da Gerência de Política sobre Álcool e outras Drogas?

Realiza triagens e escutas qualificadas, atividades preventivas como rodas de conversa e palestras, além de encaminhamentos para o tratamento da dependência química ou demais serviços da rede de apoio.

Qual a finalidade da Gerência de Migração, Refúgio, Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo?

Articula políticas públicas voltadas a essa população, com serviços de atendimento psicossocial, equipe jurídica, palestras em instituições públicas e privadas, além do encaminhamento para a rede de apoio. 

A gerência coordena o Posto de Interiorização e Triagem (Pitrig), que é responsável por toda regularização documental dos migrantes, refugiados e apátridas no estado do Amazonas.

Qual a finalidade da Gerência de Promoção da Igualdade Racial e Respeito à Diversidade Religiosa?

Atende demandas espontâneas, desde denúncias até solicitações de palestras, elaboração de projetos, apoio e no combate à discriminação racial e intolerância religiosa, visando a inclusão social da população negra, indígena, povos e comunidades tradicionais como forma de promover a igualdade étnico racial e a diversidade religiosa no estado do Amazonas.

Qual a finalidade da Gerência de Políticas à População em Situação de Rua ?

Articula, formula e coordena políticas públicas voltadas para a população em situação de rua, buscando sua reinserção ao mercado de trabalho e a reativação do vínculo familiar, bem como a plena cidadania. Na gerência são realizados atendimentos psicossociais, encaminhamentos para rede de apoio, visitas técnicas, abordagens sociais, além de palestras educativas.

Qual a finalidade do Serviço de Atendimento, Responsabilização e Educação ao Agressor ?

Compete a articulação de prevenir, punir e erradicar a violência, resguardando os direitos das mulheres, nos moldes da Lei nº 11.340/2006, aos cumpridores que praticaram determinada violação de direitos, de acordo com a Lei Maria da Penha; trabalhar na reeducação das pessoas pendentes de condenação judicial, em razão das práticas cometidas por elas; promover encontros quinzenais com os cumpridores e garantir debates sobre responsabilização, escolhas, masculinidade, violência, paternidade, álcool e drogas, problemas conjugais, saúde, legislação da violência doméstica e demais temas relacionados.

Existem locais específicos de atendimento ou mesmo de informação sobre tráfico de pessoas, refugiados e migrantes?
  • Manaus
    Endereço da gerência: Shopping Parque 10 Mall – Av. Tancredo Neves, Parque 10
  • Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante  – PAAHM

Aeroporto Internacional Eduardo Gomes – Av. Santos Dumond, 350, Tarumã (terraço)

  • Posto de Recepção e Apoio aos Migrantes e Refugiados – PRA 

Av. Torquato Tapajós, 1.047, Bairro Da Paz

  • Posto de Interiorização e Triagem – PITRIG

Av. Mário Ypiranga, 3280 – Flores

A Sejusc possui serviços direcionadas a mulher?

Sim, através da Secretaria Executiva de Política para Mulheres (SEPM) que tem por finalidade planejar, coordenar e articular a execução de políticas públicas para as mulheres.

Quais são os serviços disponibilizados para mulheres?
      • Serviço de Apoio Emergencial à Mulher – SAPEM

SAPEM ZONA CENTRO-SUL:

Av. Mário Ypiranga, conjunto Eldorado-Parque Dez

(Atrás da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher– DECCM). 

Atendimento 24h.

Telefone: 98483-5974

SAPEM SUL:  

Rua Desembargador Filismino Soares, 155 – Colônia Oliveira Machado

(dentro da Delegacia Especializada de Crimes contra Mulher–DECCM Zona Sul).

Atendimento: 8h às 17h

Telefone:98484-1012

SAPEM OESTE:

Rua 27 de Novembro, 26 – Compensa (dentro do 8°Distrito Integrado de Polícia- DIP).

Atendimento:8h às 17h

Telefone: 98402-8631

SAPEM ZONA NORTE:

Av.Nossa Senhora da Conceição, 1059–Cidade de Deus

(dentro da Delegacia Especializada de Crimes contra Mulher– DECCM/13ªDIP).

Atendimento:8h às 17h

Telefone:98483-5052

SAPEM LESTE:

Rua Miguel Faraday, 210 – São José Operário (dentro do 9° Distrito Integrado de Polícia – DIP).

Atendimento:8h às 17h

Telefone:98500-6400

SAPEM CENTRO-OESTE:

Rua Acopiara, 134 – Redenção (dentro do 17°Distrito Integrado de Polícia – DIP).

Atendimento:8h às 17h

Telefone:98466-7282

      • Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher – CREAM
        Av. Presidente Kennedy, 399 bairro Educandos
        Fone: (92) 98483-6488/ 99319-2715/ 98460-6899/ 98436-4761/ 98469-9366/ 98449-4422
      • Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher
        Av. Mario Ypiranga, 3395 Cj Eldorado bairro Parque Dez
        Fone: (92) 3236-7012
      • Unidade Móvel Itinerante – Ônibus da Mulher

O objetivo é levar serviços especializados da Rede de Atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar da região Metropolitana do Amazonas. O serviço é solicitado através do e-mail: sepm@sejusc.am.gov.br.

      • Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic)
      • SAMIC ITACOATIARA

Av. Eduardo Ribeiro, s/n° – Jauari II, Itacoatiara/AM.

Atendimento:8h às 17h

Telefone: 98410-8269

      • SAMIC MAUÉS

Rua Rui Barbosa, s/n°- Centro, Maués/AM.

Atendimento: 8h às 17h

Telefone: 98442-7094

      • SAMIC TEFÉ

Rua Rui Barbosa, s/n° – Centro, Maués/AM.

Atendimento:8h às 17h

Telefone: 98442-7094

      • SAMIC PARINTINS

Rua Irmã Cristine, s/n – Itaúna II, Parintins/Am.

Atendimento: 8h às 17h

Telefone: 98484-0491

      • SAMIC HUMAITÁ

Rua Vilas Boas, nº 1086 – São Francisco, Humaitá/AM.

Atendimento: 8h às 17h

Telefone: 98442-8539

      • SAMIC TABATINGA

Rua Manoel Tananta, nº 70 – Santa Rosa, Tabatinga/Am.

Atendimento: 8h às 17h

Telefone: 98450-9399

O que uma mulher vítima de agressão deve fazer para denunciar que foi agredida?

A mulher em situação de violência doméstica poderá comparecer a Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher mais próxima da sua casa para registrar a ocorrência dos fatos e solicitar as medidas protetivas de urgência, quando cabíveis ao caso. Recomenda-se, também, que a mulher procure a Rede de Serviços de Atendimento do município, na qual ela encontrará assistência social e psicológica, orientação jurídica e serviços especializados em saúde.

Quem mora no interior do Amazonas deve procurar que locais para registrar agressão?

Procure a Delegacia de Polícia, CREAS, CRAS, a Defensoria Pública, a Organização de Políticas para Mulheres (OPM) ou o SAMIC, se tiver, de seu município.

Qual o procedimento após registrar o boletim de ocorrência?

Mulher, testemunhas e agressor serão ouvidos formalmente pela autoridade policial. Se for necessário, será realizado o Exame de Corpo de Delito. Todos os antecedentes criminais do autor serão pesquisados. O conjunto dessas diligências e outras que se mostrem necessárias para o esclarecimento do fato e suas circunstâncias, formará o inquérito policial, que será encaminhado à Justiça, dando início ao processo.

Existe um telefone gratuito para fazer denúncias de violência contra a mulher?

Sim, o disque 180, totalmente gratuito e sigiloso.

A Sejusc possui serviços direcionadas a Pessoa com Deficiência?

Sim, através da Secretaria Executiva de Políticas para Pessoa com Deficiência (SePcD), que tem por finalidade planejar, coordenar e articular a execução de políticas públicas para PcD.

Quais são os serviços disponibilizados para Pessoas com Deficiência?
  • Emissão de 2ª via do RG (para pessoa com deficiência e familiares e/ou responsáveis)

Emissão à domicílio mediante solicitação.

  • Emissão de Carteira Intermunicipal

Documentos Necessários: Cópia do RG, Cópia do CPF, Cópia do comprovante de residência (atualizado), uma foto 3×4, comprovante de renda e formulário preenchido pelo médico do SUS.

  • Emissão de Carteira Interestadual

Documentos necessários: Cópia do RG, Cópia do CPF, comprovante de residência, comprovante de renda (se houver), formulário preenchido pelo médico do SUS. Em caso de o requerente ser menor de 18 anos e os pais não forem os responsáveis legais, apresentar o Termo de Tutela ou Curatela.

  • Emissão de Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CiPcD)

Documentos necessários: Cópia do RG, Cópia do CPF, comprovante de residência, laudo médico caracterizador com Classificação Internacional de Doenças (CID), certidão de nascimento, número de telefone, tipo sanguíneo, carteira de identidade e cpf do responsável (se tiver).

  • Emissão de Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea)

Documentos necessários: Cópia do RG, Cópia do CPF, comprovante de residência, laudo médico caracterizador com Classificação Internacional de Doenças (CID), certidão de nascimento, número de telefone, tipo sanguíneo, carteira de identidade e cpf do responsável (se tiver), coleta de biometria.

  • Orientação Jurídica
  • Orientação Psicossocial e escuta qualificada

Endereço: Rua Marquês de Quixeramobim, 210. Parque das Laranjeiras

A Sejusc possui serviços direcionadas a Pessoa Idosa?

Sim, através da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), integrada a Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), que tem por finalidade planejar, coordenar e articular a execução de políticas públicas para envelhecentes e pessoas idosas.

Quais são os serviços disponibilizados para Pessoa Idosa?
  • Idoso em Movimento 

Atividades esportivas, recreativas e culturais; Educação física; dança; atendimentos nas áreas de: psicologia, serviço social, fisioterapia, nutrição, enfermagem, geriatria e direito.

  • Empreender no Envelhecer

Incentivo à autonomia financeira para envelhecentes e pessoa idosa; Parceira para cursos de capacitação; Atendimento a envelhecentes, a partir de 45 anos de idade, e pessoas idosas

  • Projeto de Ações Itinerantes

Levar serviços itinerante às pessoas idosas residentes nas zonas periféricas da cidade de Manaus e região metropolitana; Interiorização da política para os idosos

  • Pé na Estrada 

Recreação e turismo rural para pessoas idosas, promovendo o bem-estar físico e mental, a socialização, o estímulo cognitivo, a conexão com a natureza, além de oferecer oportunidades culturais e educacionais; Em parceria com fazendas e organizações rurais

  • Coordenação de Orientação e Apoio Jurídico

Realizar atendimentos nos Centro Integrados; acompanhar as vítimas de violência, em audiências nas delegacias, na defensoria pública, entre outros; encaminhamento para rede de proteção

  • Um convívio sem violência

Prevenir casos de reincidência de violação de direitos de pessoas idosas, no âmbito familiar e intrafamiliar; encontros periódicos, palestras educativas, visitas domiciliares, encaminhamentos para rede de proteção, orientação sobre direitos, encaminhamento para outros serviços da assistência social.

  • Abrigo transitório  

Primeiro do estado voltado à pessoa idosa; Voltado à pessoas idosas em situação de violência e risco de morte; permanência de curta duração (de 15 a 90 dias); Porta de entrada pelos Centros Integrados; Ofertado atendimento social, psicológico, saúde, jurídica e pedagógica.

  • Orientação Jurídica
  • Orientação Psicossocial e escuta qualificada

Endereço:  Rua Marquês de Quixeramobim, 210. Parque das Laranjeiras.

O que é atendimento socioeducativo e qual o público-alvo?

O Sistema de Atendimento Socioeducativo Amazonense executa medidas socioeducativas em regime de restrição e privação de liberdade, a adolescentes de ambos os sexos, de 12 a 18 anos, aos quais se atribua autoria de ato infracional, de acordo com a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8096/90), Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase – Lei 12.594/2012) e as normativas e resoluções vigentes.

Quais os atendimentos realizados aos adolescentes em conflito com a lei?
      • Educação
        Ao chegar em qualquer centro socioeducativo, os adolescentes, são inseridos automaticamente na escolarização, onde trabalhamos com a modalidade de ensino “Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, em parceira com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto.
      • Saúde
        Os Socioeducandos são atendidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Distritos Norte, Leste e Sul. Quando necessário são submetidos à consultas ambulatoriais, exames clínicos, atendimentos odontológico, psiquiátrico e emergenciais.
      • Cultura
        Os adolescentes participam voluntariamente de atividades diversas em todas as Unidades.
      • Profissionalização
        Em parceria com o Cetam e outros órgãos e instituições, oferta-se cursos de profissionalização.
      • Cidadania
        Caso necessário são providenciados, nos órgãos competentes, a expedição de documentos básicos como: certidão de nascimento, carteiras de identidade, carteira de trabalho, cpf, certificado de alistamento militar, certificado de reservista e título de eleitor.
Onde estão localizados os centros socioeducativos?
São cinco unidades localizadas em Manaus:

  • Unidade de Internação Provisória – bairro Alvorada 1
  • Centro Socioeducativo Assistente Social Dagmar Feitosa – bairro Alvorada 1
  • Centro Socioeducativo de Internação Feminina Marise Mendes – bairro Alvorada 1
  • Centro Socioeducativo de Semiliberdade – bairro Chapada
  • Centro Socioeducativo Senador Raimundo Parente – bairro Cidade Nova 1